07 dezembro 2007

Comunidade de Boleiros encerra ciclo dos 400 anos


De modo simbólico, tal como no início das comemorações, o encerramento do ciclo comemorativo dos 400 anos do culto de Santa Bárbara, na comunidade de Boleiros, ocorreu a 4 de Dezembro, dia de culto da santa padroeira.
A eucaristia e um pequeno beberete, que juntou a comunidade e alguns convidados, marcou o encerramento de 12 meses de actividades, à média de uma iniciativa mensal.
“Há um povo que não pode ser esquecido. É o povo de Boleiros”, afirmou o capelão da capela de Boleiros, padre Rodrigo Carvalho, missionário do Verbo Divino e coordenador destas comemorações iniciadas a 4 de Janeiro de 2007.
Este responsável recordou o que a história deixou aos habitantes: “uma terra, uma cultura, uma identidade, um jeito muito próprio de ser e de enfrentar a vida”.
A vivência deste ano serviu para “fortalecer” e “aprofundar a identidade” da comunidade neste mundo globalizado.
“Procurámos dar vida a este passado” unindo o passado e o futuro e criando “janelas para o futuro”, disse, palavras que foram aplaudidas pelos fiéis que participaram na eucaristia.
Nas palavras que dirigiu aos fiéis, o pároco de Fátima agradeceu, em nome da comunidade e da paróquia, o trabalho e entusiasmo do missionário no trabalho desenvolvido, na resposta sempre positiva “às solicitações”. O padre Rodrigo foi “o motor, o fôlego, a alma de tantas iniciativas agora a chegarem ao termo”.
Um agradecimento pela colaboração que estendeu ao secretariado das comemorações pelo trabalho levado a cabo. “Só com trabalho de equipa puderam realizar-se tão bons e belos”, sublinhou.

Sem comentários: