08 fevereiro 2008

Bombeiros de Caxarias testam fogo urbano em laboratório


Cinco dezenas de bombeiros da corporação de Caxarias participaram num exercício prático de combate ao incêndio urbano, realizado a 3 de Fevereiro.
A novidade reside no facto de, pela primeira vez, os soldados da paz testarem o laboratório de fogo montado num contentor oferecido. Numa segunda fase, foram os homens da corporação que recriaram o cenário possível de encontrar em caso de incêndio urbano. Existem várias portas no seu interior que podem ser movidas e alteradas a qualquer momento e de exercício em exercício, sendo que o bombeiro que entra nunca sabe que cenário vai encontrar.
O equipamento já foi disponibilizado pelo comando a todas as corporações do distrito para exercícios de fogos urbanos, industriais, espaços confinados e resgate de vítimas.

(saiba mais na edição impressa do Notícias de Ourém)

Ambulância e carro florestal precisam-se

Em 2008, os bombeiros de Caxarias completam 25 anos de existência. A sessão solene realiza-se a 10 de Maio. "Precisamos muito de um carro florestal porque demos baixa de um". E é uma viatura que "nos faz muita falta".
"Merecíamos pelo que já fizemos no concelho de Ourém", refere. "As pessoas sabem que são bons profissionais", comenta. A estimativa é que uma viatura deste tipo custe entre 140 a 150 mil euros, podendo chagar aos 200 mil. "É subsidiado por norma, pelo Estado". Mas "desde 1998 não recebemos um carro".
Os bombeiros de Ourém necessitam também de uma ambulância de socorro, algo que pode atingir entre os 35 mil e os 40 mil euros.
Para angariar fundos, os bombeiros de Caxarias ainda ponderaram realizar um cortejo mas "por respeito" aos bombeiros de Ourém, que deverão realizar o seu, este ano, decidiram não fazer. "Achamos que não devemos fazer cortejo no mesmo ano que Ourém. Vamos tentar outras iniciativas, umas provas de BTT, uns bailes", aponta.




Sem comentários: