01 fevereiro 2008

Código do Trabalho em 20ª edição


Foi apresentada, no passado sábado ao início da tarde, no Orfeão de Leiria, a vigésima edição do «Código do Trabalho» do oureense Fernando Gonçalves em co-autoria com Manuel João Alves.
Na apresentação desta edição, aos autores coube fazer os agradecimentos num dia especialmente marcante para o alburitelense Fernando Gonçalves, já que assinala a morte de seu pai, que ele mesmo recordou, apontando-o como o seu «ídolo e exemplo de vida».
Ainda antes da apresentação da edição, a cargo do Juiz Desembargador Jacinto Meca, foi dado a saber aos presentes que o valor dos direitos autorais alcançados naquela sessão, iriam reverter a favor de duas instituições de solidariedade social de Leiria que deverão ser escolhidas através de sorteio a anunciar.
Jacinto Meca começou por apontar os «méritos e qualidade» de uma obra que atinge um recorde de vendas inesperado, tornando-a um «caso raro de sucesso na área do direito». Mas para o Desembargador, tal é devido ao facto da obra se apresentar como «um manual onde todos podem encontrar respostas a casos concretos e não apenas uma obra para especialistas na área».
Considera-a ainda «uma obra bem estruturada, até para quem estiver menos bem familiarizado com o direito do trabalho» e onde «nada passou ao crivo dos autores».
Para o juiz, outra qualidade do Código é a de ele «abrir portas para percorrer outras matérias» sendo ainda uma «obra auto-suficiente porque compila toda a legislação do Direito do Trabalho, facilitando a vida ao utilizador e evitando-lhe perdas de tempo».

Sem comentários: