29 fevereiro 2008

Equitação junta jovens do distrito


Trinta utentes dos Centro de Recuperação Infantil de Fátima, Centro de Recuperação Infantil de Ourém, Centro de Recuperação Infantil de Abrantes, Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento e Escola básica 2,3 Luís de Camões, de Constância participaram no I Encontro de equitação adaptável que decorreu na Associação Equestre de Fátima a 27 de Fevereiro.
A iniciativa que juntou alunos do ensino regular com alunos do ensino especial permitiu a “troca de experiências entre o que os vários técnicos fazem nas várias instituições e nas escolas”, assinalou José Órfão, do Centro de Recuperação Infantil de Fátima - CRIF, entidade anfitriã deste evento.
Ao longo da manhã, os meninos foram montando a cavalo, numa sessão de hipoterapia ou de equitação adaptada, consoante os casos. Os cavalos são usados para trabalhar com os utentes, cujas idades variam entre os 6 e os 50 anos, de forma terapêutica. Ou seja, é-lhes ensinada a noção de direita e esquerda, trabalhada a postura, o equilíbrio. A partir daí, passam a fazer equitação adaptada, salienta o técnico do CRIF. E o resultado é que “são tão capazes de fazer qualquer coisa” como outros alunos.
O próximo encontro está já marcado para 26 de Março, em Constância, na Quinta de Santa Bárbara.
No final de Maio, o CRIF promove o XI encontro “À descoberta da natureza” em que convida não só os centros de educação especial do distrito mas também as escolas de ensino regular, colégios de Fátima. Durante o dia, os utentes e alunos têm a oportunidade de sociabilizar e de praticar actividades radicais.

Sem comentários: