08 fevereiro 2008

Velhas Guardas em convívio com Veteranos de Fátima



Os veteranos do Clube Desportivo de Fátima receberam os seus congéneres, das Velhas Guardas da Associação Portuguesa de Long Branch. A presença de atletas portugueses serviu para retribuir a estadia de um comitiva de veteranos fatimenses, em 2006.
Os emigrantes portugueses que, na maioria, são da região de Fátima e a viver nos Estados Unidos da América, encontram-se em Portugal até 12 de Fevereiro.
A 3 de Fevereiro, os dois grupos de veteranos disputaram um jogo de futebol, durante a manhã, cujo resultado cifrou-se na vitória dos Veteranos de Fátima sobre as Velhas Guardas de Long Branch, por 4-2. Mais que o resultado, o importante para todos é o convívio.
Foi na tarde de convívio e animação com direito a acordeão e cantigas, que o Notícias de Ourém foi encontrar o grupo que trocou lembranças. Mais de 80 pessoas, entre atletas e respectivas famílias passaram o dia em conjunto.
António Pereira, das Velhas Guardas salienta que "o convívio conta mais que o ganhar e o perder". O presidente desta associação adianta ainda que "ficámos surpreendidos. Não contávamos com uma recepção desta grandeza".
Foi a primeira vez que as Velhas Guardas de Long Branch vieram a Portugal, neste tipo de intercâmbio. "É sempre bom, é mais convívio, confraternização com toda a comunidade. E também serve para unir as cidades", explicou ao Notícias de Ourém, a importância deste encontro convívio.
"O que interessa é o convívio e a boa confraternização", salienta apesar do resultado. Quando os fatimenses estiveram em Long Branch foram os da casa que ganharam.
A comitiva de 35 pessoas que veio a Fátima trouxe jogadores que jogam semanalmente e, além das famílias, trouxe também outros elementos que quiseram aproveitar a viagem para visitar familiares.
Além dos torneios, a associação a que pertencem desenvolve várias actividades, também solidárias. Tal é o caso do apoio que já prestaram em iniciativas diversas aos bombeiros de Fátima e de São Mamede.
Jogos & torneios
Aldino Marques, quase a terminar o mandato à frente dos Veteranos de Fátima, salienta que o encontro "correu da melhor maneira". Na terceira parte, o convívio, uma das mais importantes nos derbys disputados, o responsável destaca, também, o facto de os elementos do outro grupo serem "quase todos vizinhos, nossos amigos" que vêm uma vez por ano, na maior parte dos casos, à terra natal.
Uma relação de amizade que se mantém em encontros, com alguns dos elementos, sempre que eles se deslocam a Portugal.
De quinze em quinze dias, os Veteranos disputam jogos, com equipas de norte a sul do país. O próximo jogo realiza-se este sábado, pelas 16h, com a congénere de Pombal, num jogo disputado em Vilar dos Prazeres.
O grupo desloca-se a Melgaço, dois dias, com as famílias, no início de Maio. As actividades fecham com a participação no torneio Padre Pereira a 14 de Junho. É a sexta edição deste torneio e reúne as equipas de veteranos de Anca, Borba e Melgaço, além dos fatimenses.
Antes, a 19 de Abril, data do 21º aniversário do Clube serão escolhidos os novos elementos da direcção. Aldino Marques pretende dar o lugar a outros elementos mais novos. Actualmente o grupo tem 40 sócios, com idades compreendidas entre os 32 e os 65 anos. Para pertencer aos Veteranos, é essencial que saiba jogar à bola.

Sem comentários: