18 abril 2008

Candidate-se a salvar uma vida

Uma situação de necessidade de alguém de Ourém despoletou uma colheita de sangue com vista à inscrição no registo português de dadores de medula óssea.

A recolha vai ter lugar entre as 9 e as 13h00 de domingo, dia 20 de Abril, nos Bombeiros de Ourém.

O Notícias de Ourém falou com uma médica do CEDACE - Registo Português de Dadores de Medula Óssea que explicou todo o processo que, na verdade é extremamente simples. Às pessoas são retirados apenas cinco mililitros de sangue, o equivalente a uma análise ficando inscritos num banco mundial de dadores de medula. Antes disso, porém, preenchem um inquérito para aferir das suas condições de saúde.

E pronto. Depois aguardam sendo que o mais provável, como nos refere a médica de Coimbra, é que nunca venham a ser chamados para ser dadores porque nós somos tão diferentes uns dos outros que é difícil encontrar pessoas compatíveis. No entanto, quanto maior for o número de dadores inscritos maior é a esperança de se salvarem vidas.

E caso surjam compatibilidades o processo, actualmente, também é simplificado para o dador. Antes da data de doação e durante quatro dias terá que levar uma injecção que vai libertar para o sangue, células da medula óssea. Depois, a dádiva é feita em sangue de onde os técnicos filtrarão as células da medula.

Em Ourém vai estar uma equipa de dois técnicos, uma médica e uma assistente social.

Sem comentários: