04 abril 2008

Edifício da Câmara recuperado

A Câmara Municipal de Ourém decidiu avançar com a recuperação e conversão do edifício onde actualmente funcionam a maioria dos serviços camarários. As obras avançarão após a mudança para o novo edifício sede do concelho, que deverá decorrer em final Novembro deste ano. De acordo com a informação da autarquia, “o uso do edifício estará de acordo com o seu valor patrimonial”.
Assim, no piso térreo funcionará um espaço de mostra na antiga cadeia, onde se diz que os videntes de Fátima foram interrogados, um arquivo histórico, aberto ao público onde os documentos mais marcantes da história do concelho ficarão acessíveis e um posto de turismo, que complementará o existente na zona muralhada do Castelo. Um elevador neste piso tornará o edifício acessível. No piso superior do edifício uma sala polivalente ficará apta a recepções, exposições, sessões solenes ou a eventos semelhantes, apoiada por uma sala mais pequena, que poderá servir de arrumo a material usado na sala polivalente. Os dois pisos serão servidos por instalações sanitárias independentes. O projecto de recuperação ficará a cargo do Gabinete de Apoio Técnico.

Posição do PS
Para os vereadores socialistas, «a proposta de recuperação/adaptação do actual edifício dos Paços de Concelho é bem vinda e só peca por tardia». Porém «era nosso entendimento que, a construir-se o novo edifício, este deveria ser desde logo articulado com o existente, dada a sua localização» pelo que «a não observação deste procedimento vem acrescentar despesa e fragilizar as suas funcionalidades». Consideram ainda que «a falta de rigor no Planeamento interfere com uma obra pública que pelo seu simbolismo devia ser de referência, e mais uma vez a culpa é desta maioria PSD».

Sem comentários: