De olhos postos na floresta. Estes jovens escuteiros ocupam as férias na vigilância da floresta do concelho de Ourém. Em três postos de vigia estratégicos, de binóculos e em estado de alerta, vigiam toda a qualquer situação que possa ser uma ocorrência.
São 40 jovens e pertencem aos Agrupamentos de escuteiros de Fátima, Ourém e Nossa Senhora das Misericórdias. Estão de vigilância no posto do Calvário Húngaro, na Pista da Giesteira e no Castelo de Ourém.
A localização privilegiada permite-lhes observar uma área grande e, assim antecipar quando vêm uma coluna de fogo. O programa de vigilância começou a 1 de Julho e vai prolongar-se até 31 de Agosto.
A par das equipas que se encontram nas torres há ainda um responsável no centro de comando que faz a triangulação das informações recebidas. Há elementos que ficam de vigia no Posto enquanto outros fazem percursos a pé, no meio da floresta.
Estes elementos móveis - salienta o responsável do projecto - verificam se o
mato junto às habitações está cortado e sensibilizam os proprietários para a limpeza da floresta e a salvaguarda dos perímetros de protecção limpos.
Leia a notícia completa na edição impressa
Sem comentários:
Enviar um comentário