01 agosto 2008

De olhos na floresta



De olhos postos na floresta. Estes jovens escuteiros ocupam as férias na vigilância da floresta do concelho de Ourém. Em três postos de vigia estratégicos, de binóculos e em estado de alerta, vigiam toda a qualquer situação que possa ser uma ocorrência.
São 40 jovens e pertencem aos Agrupamentos de escuteiros de Fátima, Ourém e Nossa Senhora das Misericórdias. Estão de vigilância no posto do Calvário Húngaro, na Pista da Giesteira e no Castelo de Ourém.
A localização privilegiada permite-lhes observar uma área grande e, assim antecipar quando vêm uma coluna de fogo. O programa de vigilância começou a 1 de Julho e vai prolongar-se até 31 de Agosto.
A par das equipas que se encontram nas torres há ainda um responsável no centro de comando que faz a triangulação das informações recebidas. Há elementos que ficam de vigia no Posto enquanto outros fazem percursos a pé, no meio da floresta.
Estes elementos móveis - salienta o responsável do projecto - verificam se o
mato junto às habitações está cortado e sensibilizam os proprietários para a limpeza da floresta e a salvaguarda dos perímetros de protecção limpos.



Leia a notícia completa na edição impressa

Sem comentários: