12 outubro 2006

O seu a seu dono

Na anterior edição, ao dar conta das tomadas de posição na Assembleia Municipal de Ourém sobre a "Carta Europeia da Igualdade de Mulheres e Homens na Vida Local", o Notícias de Ourém cometeu um lapso ao atribuir a Deolinda Simões (PSD) uma proposta que, de facto, pertencia ao grupo municipal do PS e que foi apresentada por Joana Figueiredo.
O erro ocorreu nos dois últimos parágrafos do texto subordinado ao tema «Igualdade de Mulheres e Homens na Vida Local».
Assim, não foi Deolinda Simões mas sim Joana Figueiredo quem usou da palavra para sublinhar o facto do documento não se limitar «a afirmar um conjunto de princípios e orientações fundamentais sobre a igualdade entre homens e mulheres», mas antes implicar «um compromisso, originando, em prazo definido e segundo parâmetros de administração participada e responsável à definição de plano de acção e respectiva concretização nas mais diversas dimensões, desde o envolvimento e a participação no plano político até à protecção e segurança das pessoas, passando pela denúncia dos estereótipos e das representações tradicionais dos papéis do homem e da mulher».
Joana Figueiredo terminou a considerar que «não obstante a evolução positiva que o caso português tem conhecido, muito há ainda a fazer». Por isso, a deputada socialista defendeu que, para além da aprovação, se crie uma comissão, que deverá ser aprovada na próxima reunião da AM, «que acompanhe o processo e o ritmo da sua implementação».
Feitas as correcções cumpre-nos apresentar as nossas desculpas às visadas e em particular à deputada municipal Joana Figueiredo.
Também no que se refere à presença feminina no poder local, de recordar que o executivo conta com uma vereadora, Leonilde Madeira.

Sem comentários: