A Assembleia Municipal de Ourém vai enviar aos diversos organismos do sector do Turismo uma proposta que visa denominar a Agência Regional de Turismo de Fátima e que incluiria os territórios compreendidos pelas regiões de Turismo de Leiria-Fátima e dos Templários.
A proposta do PSD é justificada pela "notoriedade de Fátima e do seu potencial". O estudo do sector do Turismo adianta que "as verdadeiras âncoras de desenvolvimento da Região são Lisboa e Fátima" e que com a designação de Agência Regional de Turismo do oeste e centro de Portugal "se está a perder a identidade e complementaridade de produtos turísticos".
A proposta apresentada refere também que "não podemos aceitar que, depois de vermos o turismo religioso arredado dos principais produtos turísticos no âmbito do PENT (Plano estratégico nacional para o turismo) percamos também a identidade turística da região assistindo à criação de um organismo que nada nos identifica".
Esta proposta mereceu por parte dos dois eleitos do CDS-PP a abstenção. Pedro Pereira justifica-a pelo facto de Fátima "tem vindo a perder, sucessivamente". Aponta o PENT como exemplo da falta de reconhecimento pela marca Fátima, por parte deste governo. Manifesta ainda alguma desconfiança sobre a possibilidade da Agência de turismo ter Fátima no nome, ainda que seja uma possibilidade avançada pelo presidente de Câmara e lembra que, ao longo do tempo, "ninguém tem conseguido influenciar" o governo para a especificidade desta cidade.
"Não é só uma questão de nome", refere. Porque "nos próximos quadros comunitários de apoio ou as candidaturas se enquadram nos 10 produtos turísticos ou não se podem candidatar"e "não podem ser contemplados porque não têm cabimento". E Fátima não consta no PENT como um produto turístico.
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