25 janeiro 2007
Morgado, o capitão
Luís Miguel Oliveira Santos Morgado, que exerce como professor de educação física, é aos 32 anos o capitão de equipa e símbolo das cores grená que enverga.
Ocupando a posição de extremo esquer-do, tem sido um dos pilares do conjunto fatimense. Decorridos onze anos de fide-lidade a esta equipa, Morgado mantém intactos os princípi-os de amizade que o ligam ao clube e às gentes desta cida-de. Aqui encontrou a sua estabilidade fa-miliar e profissional, apesar de ao longo da carreira ter tido oportunidade de a-tingir outros pata-mares como prati-cante de futebol. Fa-lou mais alto o cari-nho e apoio que diz ter recebido de mui-tos – a quem está grato – hoje sente-se como um filho da terra. Pretende con-tinuar em Fátima mesmo quando deixar a prática do futebol, o que poderá acontecer quando não sentir condições. Já tem em mente a frequência do Mestrado e o 3º ní-vel como treinador de futebol, depois…. é possível que continue ligado ao futebol. Trabalha actualmente no Centro de Estudos de Fátima (CEF), onde acompanha os mais jovens na prática desportiva, é o orienta-dor de estágios do Curso Tecnológico de Desporto e da equipa feminina de Futsal no Desporto Escolar.
Instamos a que nos transmitisse a sua análise quanto ao momento que a equipa atravessa e Morgado foi peremptório: "Tomando em conta que o nosso objectivo inicial era fazer um campeonato normal – trabalhando em ordem à manutenção – é evidente que superamos as expectativas até ao momento. A derrota perante o Pe-nalva do Castelo para a Taça de Portugal alertou-nos para a necessidade de enca-rar as coisas de um modo diferente, pro-curando a eficácia e sendo mais realis-tas, tendo como pri-meira preocupação obter resultados po-sitivos. O grupo de trabalho assimilou isso e a união, soli-dariedade e espírito de sacrifício fizeram o resto. Na equipa formamos um todo que acaba por se re-flectir na forma co-mo trabalhamos dia-riamente. Se há al-gum segredo, ele es-tá na nossa forma de encarar e trabalhar quer nos treinos, quer nos jogos."
Parece uma receita simples, mas apenas está ao alcance daqueles que gostam do que fazem e aceitam com humildade as limitações.
Há muitos jovens que dentro do futebol vêm em Morgado um modelo, desafiamos o nosso interlocutor a dirigir umas palavras àqueles que gostam ou praticam desporto. Eis a mensagem: "Incentivo todos os jovens a praticar desporto, só traz benefícios, faz bem à saúde, criam-se novas amizades e mantém-se a mentalidade liberta. O desporto permite-nos um dia a dia saudável e uma aprendizagem permanente".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário