17 agosto 2007

GNR previne contra “Conto do Vigário”

O Destacamento de Tomar da Guarda Nacional Republicana está a levar a cabo na área do Destacamento o projecto “Segurança para todos”.
Desde o início do mês de Agosto, quatro elementos da GNR têm contactado as pessoas, no concelho de Ourém, para as sensibilizar para algumas medidas que devem ter quanto à sua segurança bem como quanto às medidas a tomar quando forem interpelados por desconhecidos, de forma a não caírem no “Conto do vigário”. A acção da Guarda traduziu-se em acções efectuadas em centros de dia e outras instituições com pessoas idosas. Foi ainda pedida a colaboração aos párocos das freguesias pelo contacto privilegiado que têm com a população mais idosa. Depois de Vila Nova da Barquinha e Ourém esta acção de sensibilização será levada a cabo em Ferreira do Zêzere e Tomar.

Cuidado
1. Os alvos preferidos são pessoas idosas e que vivem sozinhas, ou em locais isolados.
2. O meliante apresenta-se como funcionário do Estado invocando falta de pagamentos, incitam os potenciais alvos a efectuarem voluntariamente o devido pagamento, sob pena de multas ou outras sanções mais graves.
3. Apresentam-se como familiares das vítimas e, alegando virem entregar encomendas, solicitam dinheiro em troca.
4. Apresentam-se como pretensos vendedores, dotados para a venda de “autênticas pechinchas” e, assim, de uma forma subtil, burlarem as pessoas.
5. Outra técnica do burlão é afirmar que vítima ganhou um prémio, dizer ter poderes curativos e de bruxarias, bem como outros pretextos para entrar em casa das vítimas para depois, recorrendo a manobras de diversão, efectuarem os furtos.
O que deve fazer: Não assinar documentos; Não deixar desconhecidos entrar em casa; - Não dar informações a desconhecidos; Desconfie de esquemas em que lhe prometam ganhos fáceis e informe a GNR.

Sem comentários: