A inciativa resulta de uma parceria entre o Santuário de Fátima e a Guarda Nacional Republicana. Aos jornalistas, o capitão do Destacamento de Tomar da GNR, (que tem a seu cargo o posto de Fátima) Duarte da Graça salientou que o objectivo do peojecto “Santuário de Fátima seguro” é a qualidade na segurança dos peregrinos que se dirigem ao Santuário”.
O folheto que contará numa primeira fase com uma edição de dez mil exemplares e será distribuído pelos militares da GNR que se encontram no terreno, guardas do Santuário e poderá ser encontrado também nos postos de informações. Possui nas centrais um mapa de Fátima com os serviços que o peregrino necessita, nomeadamente a localização de postos de socorro, parques, casas de banho, entre outros.
Na última página são dados dez conselhos aos peregrinos, o primeiro dos quais é “Venha como peregrino”. Importante é não perder crianças e idosos de vista, manter-se em grupo e a importância de ter identificação de um responsável do grupo. Os valores não devem ser deixados à vista é outra das indicações que GNR e Santuário dão aos peregrinos para que venham ao Santuário e voltem em segurança.
Dez conselhos
1. Venha como peregrino;
2. Mantenha-se em grupo;
3. Nunca perca de vista os idosos e as crianças que venham consigo;
4. Se veio em grupo fique com a identificação e o n.º de telemóvel do responsável;
5. Verifique que sabe onde deixou o carro ou autocarro;
6. Não deixe bens à vista dentro do veículo;
7. Nunca deixe no porta-luvas os documentos da sua viatura, livros de cheques, cartões de crédito, armas de defesa pessoal, etc....
8. Não deixe carteiras e malas com fácil acesso ou abertas;
9. Leve o dinheiro suficiente, mas não em excesso;
10. Em caso de necessidade ou de dúvidas contacte os militares da GNR ou os guardas do Santuário.
Contactos: GNR/Fátima – 249 530 580; Santuário – 249 539 600
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário