Às 18h, a nova cruz alta ficou imponente no seu lugar na futura praça João Paulo II, junto à nova igreja da Santíssima Trindade que será benzida a 12 de Outubro pelo cardeal Bertone.
Desde as 13h30 que alguns se mantinham ali perto da obra para ver levantar a Cruz Alta. Outros houve que, desde ontem, foram circundando o local à espera de ver o decorrer dos trabalhos. Miúdos e graúdos espreitavam junto às redes da obra, os mais pequenos foram aproveitando os caixotes do lixo para servirem de banco em cima do qual espreitavam os trabalhos.
Há quem goste da nova Cruz Alta considerando que fica enquadrada no resto do conjunto. Outros gostariam mais de ver apenas a Cruz sozinha sem o Cristo.
Frei Bento Domingues, foi uma das pessoas que passou pelo local quando a Cruz Alta já estava no local. Considera o monge que a Cruz "não é banal", é "uma peça errática". No entanto "não percebo a relação que tem com a arquitectura da nova igreja e o resto", frisou.
Ficou colocada do lado sul, voltada para o recinto do Santuário. Substitui a antiga Cruz Alta retirada por causa das obras e que se encontra no Santuário do Cristo Rei, em Lisboa.
Trata-se de uma obra do artista Robert Schad, da Alemanha, feita em aço corten, tem 34 metros de altura e 17 metros de largura ao nível dos braços. Possui ainda uma figura de um Cristo estilizado.
Por ser uma peça de grande dimensão, a cruz chegou em peças separadas desde o dia 27. Desde então foi pré-montada na horizontal e desde as 16h que foi suspensa e colocada no lugar com recurso a duas gruas.
Sem comentários:
Enviar um comentário