31 agosto 2007
Ourém celebra aniversário da morte do seu 4º Conde
Ourém recuperou, na passada quarta-feira, uma tradição perdida há 20 anos. Quem o disse foi Carlos Evaristo, autor do livro «Os Conde de Ourém e os Barões e Viscondes de Vila Nova de Ourém», apresentado neste dia, após um conjunto de actividades dedicadas a celebrar o 538º aniversário da morte de D. Afonso, 4º Conde de Ourém, contando com a presença de D. Duarte entre outras figuras com títulos nobres, ligados à história de Ourém.
A comemoração da efeméride iniciou-se pelas 12h00 com Missa por alma D. Afonso, na Sé Colegiada e Guarda de Honra com deposição de Coroa de Flores no seu Túmulo.
Durante o almoço que se seguiu no restaurante Medieval Oureana decorreu uma entrega de diplomas de entronização aos confrades fundadores. Mais tarde foi a assinatura de Protocolo de colaboração entre Fundações e Associações a que se seguiu uma visita à Adega da "Divinis Agro-productos de Ourém Lda." com prova de "Vinhos Medievais" tendo ai decorrido também a assinatura de Protocolo para renovação da marca Medieval - "Conde de Ourém".
Por volta das 18h00, na livraria "LETRA", teve lugar o lançamento do livro de Carlos Evaristo, apresentado pelo próprio autor que explicou que esta como outras obras entretanto escritas, surgiram dos estudos que tem vindo a ser desenvolvidos com vista à beatificação de D. Nuno.
A obra, refira-se, é profusamente ilustrada com algumas imagens relativamente recentes mas outras bem antigas e, segundo Evaristo, algumas delas também inéditas.
D. Duarte de Bragança elogiou o trabalho que este tem vindo a desenvolver e considerou que «Ourém se tem manifestado uma cidade muito interessada na sua história», defendendo a preservação do núcleo histórico e da identidade cultural da sua história. E se para o núcleo histórico D. Duarte defende a preservação sem modernices arquitectónicas, o mesmo já não faz em relação à apresentação gráfica de obras deste tipo que considera preservarem uma imagem demasiado ultrapassada, defendendo a sua modernização.
No final, o gerente da livraria fez os agradecimentos e ofereceu aos presentes um porto de honra.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário