15 dezembro 2005

AMBO: Concerto de Natal com casa cheia



A Academia de Música Banda de Ourém realizou no domingo o seu tradicional Concerto de Natal com a participação de todas as secções da colectividade.
O espectáculo abriu com a participação dos mais novos e antes de desfilarem os restantes grupos, houve lugar aos discursos.
Primeiro falou o presidente da Academia, Avelino Subtil que começou por manifestar a sua satisfação por ver a sala cheia, o que considerou "estimulante", porque "dá para recuperar forças". Isto numa época, refere, de algum desânimo devido à crise económica que o país atravessa que dificulta também a angariação de fundos para as colectividades. Diz Avelino Subtil que "às vezes é necessário fazer um esforço suplementar para que a associação se mantenha".
Isto apesar deste ter sido um ano diferente e especial porque comemorativo das bodas de diamante da Academia que, por isso, desenvolveu ainda mais actividades do que as usuais, mantendo-se estas, com o apoio de entidades oficiais e de empresas mas também "com o empenho e dedicação de todos quantos estão ligados à associação", agradecendo particularmente ao pároco da freguesia, padre Bento, pelo apoio que este e a paróquia deram à Academia.
Falaram depois os presidentes da Junta de Freguesia e da Assembleia Municipal, o primeiro membro também de uma das secções da associação, agradecendo ambos o trabalho desenvolvido por esta.
Finalmente, o presidente da Câmara salientou o trabalho desenvolvido anualmente pela colectividade mas destacando o concerto de natal que ali se desenrolava por ser o momento em que "toda a gente desta casa participa". Considera como exemplo a forma de trabalhar da associação, criando parcerias e promovendo a união de diferentes entidades.
Defendeu depois a necessidade de promoção da cultura, o que deve ser feito "por cada um de nós" mas apontando a importância do trabalho desenvolvido pela Academia.
Referiu ainda o envolvimento do município ao disponibilizar equipamentos às associações que, por sua vez, acabam por desenvolver um serviço público.
Protocolo com o Santuário
Os 75 anos da Academia de Música Banda de Ourém ficaram também assinalados com a assinatura de um protocolo entre a associação e o Santuário de Fátima. O protocolo advém do facto da AMBO participar já há alguns anos, através dos seus diversos agrupamentos em várias iniciativas culturais do Santuário. Trata-se de um protocolo de colaboração que estabelece que a AMBO disponibilizará as suas secções para participar nas actividades do Santuário e que este passará a subsidiar a Academia "em montante que anualmente definirá". O Santuário poderá ainda conceder facilidades de alojamento e alimentação a instituições similares no âmbito dos seus intercâmbios.

Sem comentários: