15 dezembro 2005

Sentir a música

"Sentir a música" é o nome do projecto de Expressão Musical apresentado pelo Conservatório de Música de Ourém para apoiar os Jardins de Infância e as escolas do 1.º Ciclo do Concelho de Ourém.
Desde Outubro que os alunos dos Agrupamentos de Escolas Conde de Ourém, Oureana e Acácio de Paiva frequentam aulas ao nível da expressão musical e corporal ministradas por profissionais da música, devidamente orientados pela Direcção Pedagógica do Conservatório de Música de Ourém. Todas as semanas, mais de mil e quinhentas crianças sentem a música, através da improvisação, de canções, de jogos rítmicos, do movimento corporal, convergindo numa metodologia própria, formulada em estudos e métodos de Wuytack, Wiilems, Gordon, Word, Suzuki e principalmente Orff.
Os objectivos deste projecto passam pela contribuição para o crescimento global e harmonioso da criança, a promoção do seu desenvolvimento quer a nível musical quer no domínio da matemática, além da contribuição para o enriquecimento do seu património musical e para a preservação da sua identidade.
Este projecto contempla também pequenas audições e demonstrações de instrumentos, que possibilitam a audição e conhecimento ao vivo de instrumentos convencionais do repertório erudito.

Sem comentários: