07 dezembro 2005

Artistas solidários



"Boas noites, sabe bem
Estar aqui com todos vocês
Para ajudar Ourém
Com este povo português
"
Assim cantava Toy, mostrando a sua capacidade de improvisação.
O artista que há cinco anos não ia a Paris porque, afirmou, "não queria vir sem trazer um espectáculo completo". Porém, "quando me convidaram para um espectáculo de solidariedade, sem ganhar nada, vim a Paris". Isto porque, acrescentou, "o dinheiro não é tudo. O amor, o carinho, a solidariedade, são muito mais. Por isso eu aqui estou".
Mas não foi apenas Toy, todos os cantores que participaram neste espectáculo, actuaram gratuitamente e tiveram uma palavra sobre a razão que ali os levou. Todos manifestaram satisfação por poderem colaborar na iniciativa. Rui Bandeira lamentou que em Portugal não se organizem concertos deste tipo: "é bonito ver este tipo de espectáculos mas, poça!, é preciso vir a França fazê-los!? Os nossos governantes não podiam participar? Isto seria corroborado por outros cantores que afirmaram a sua disponibilidade para participarem em espectáculos, no país, com fins solidários porque "nós fazemos espectáculos em Portugal com o mesmo gosto".
Mas de facto, há que destacar a participação de Toy, cujo playbeck foi apenas parcial. A voz era mesmo a sua e a prová-lo as variações que fez sobre a música "Estupidamente apaixonado", como é exemplo da quadra com que iniciamos este relato. Muitas outras do mesmo tipo se ouviram, sempre com o nome de Portugal e de Ourém pelo meio. E no final, uma peculiar maneira de dizer adeus, sempre a cantar:
"Agora que me vou embora
Pois tenho mesmo que partir
Que em Ourém a partir de agora
Fiquem todos a sorrir".

Sem comentários: