02 dezembro 2005

As Feiras dos Pobres

A tradição das Feiras dos Pobres, que podemos considerar como a componente social do Jornal Notícias de Ourém, nasceu há já mais de meio século e, como tudo na vida foi evoluindo.
Sendo pertença, por legado, do Património dos Pobres da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, o Notícias de Ourém iniciou esta, hoje considerada, sua vocação social, pagando nas farmácias os medicamentos dos mais desfavorecidos. Depois passaram a ser distribuídos, por alturas da Feira de Santa Iria, cobertores e outros agasalhos, aos mais desprotegidos. Aliás, deste tempo lhe vem a designação que ainda hoje mantém de "Feiras dos Pobres".
Dos cobertores, passou-se à roupa e calçado. Mais tarde entenderam os administradores convocar os carenciados e oferecer-lhes um lanche farto. Em tempos mais recentes pensou-se que, em vez do lanche, melhor seria distribuir mercearias que trouxessem algum aconchego aos lares, na noite da consoada. Manteve-se contudo a distribuição de roupas, trazidas por quantos querem participar.
Há três anos entendeu-se que o "cabaz" poderia ser um pouco mais rico se ao esforço económico do Jornal, se juntassem os empresários e outras entidades concelhias. Feito o apelo, ele obteve resposta e de tal forma que, no ano seguinte, a iniciativa saiu de Nª. Sra. da Piedade, estendendo-se às outras freguesias do concelho de Ourém. Para fazer o levantamento dos casos com maiores necessidades, o Jornal contou com o apoio dos presidentes de Junta e das assistentes sociais do concelho. Os dados recolhidos são, obviamente confidenciais e, de tal forma que, se na freguesia de Nª Sra. da Piedade a distribuição se faz como sempre se fez, através de inscrição com as pessoas a levantarem os "cabazes", nas freguesias eles são entregues pelos presidentes de Junta e pelas assistentes sociais. No ano passado ultrapassou-se o número dos 150 cabazes. Em cada um, para além do bacalhau para a consoada vão as mais diversas mercearias: leite, arroz, massas, açúcar, farinha, azeite, óleo, bolachas... enfim, o básico acrescido daquilo que é oferecido. Para além dos produtos de primeira necessidade foram acrescidos alguns outros a pensar, sobretudo, nas crianças.
Algumas entidades mais têm vindo a associar-se a esta iniciativa que deixámos de considerar do Notícias de Ourém para passar a ser de todos quantos a nós se têm juntado. De entre estes destacamos o Lions Clube de Ourém que organizou uma loja/ venda de Natal e apoia-nos também logisticamente.
Este ano a venda de Natal dos Lions vai ser num espaço cedido por Deolinda Simões, na cave do edifício Castela e vai funcionar de 5 a 18 de Dezembro. No último dia, 18, pelas 17h00, aí terá lugar o sorteio das rifas que, também com a colaboração de muitos, estão já à venda.
Os prémios das rifas
E se bastava saber o fim a que se destina a verba com elas angariada, há a juntar-lhe um excelente leque de prémios, todos eles oferecidos. Senão vejamos:
1º- Uma Serigrafia de Roberto Chichorro, no valor de 600 euros;
2º- Um fim-de-semana em hotel à escolha na rede Hotéis Real, oferecido por Hotéis Real, no valor aproximado de 100 euros;
3º- Uma mesa de sala, oferecida pelo Leos Clube de Ourém, com valor aproximado de 250 euros;
4º - Uma impressora multi-funções, oferecida pela Dogma XXI, com valor aproximado de 100 euros;
5º- Centro de Mesa Cristal, com valor aproximado de 100 euros, oferecido pelo Lions Clube de Ourém;
6º- Este prémio será multiplicado por dois. Ou seja, são duas vezes uma entrada familiar no Jardim Zoológico de Lisboa, oferecido por este. O valor aproximado é de 80 euros (2x40);
7º- Um centro de Mesa Cristal, oferta do Lions Clube de Ourém, com valor aproximado de 50 euros;
8º- Um jarro eléctrico, com valor de 37 euros oferecido por OurémSom;
9º- Uma entrada familiar no Monumento das Pegadas dos Dinossáurios c/ kit jurássico, com valor aproximado de 25 euros;
10º- Um cabaz de Natal, com valor aproximado de 25 euros;
11º- Cinco vezes uma assinatura anual do NO (5x15 euros).
As rifas foram feitas graciosamente na Tipografia Oureense, oferta do nosso colega Rui Melo.
Resta dizer que o concurso foi autorizado pelo Governo Civil de Santarém e no dia do sorteio deverá estar presente um seu representante.
As rifas, no valor de um euro cada, estão à venda na secretaria do Notícias de Ourém, junto dos seus colaboradores e ainda junto do Lions e Leos Clube de Ourém, Vespourém, ourivesaria Bord’Água, Perfumaria Elfémia, Livraria Som da Tinta e ainda junto de outros amigos que connosco querem colaborar.
Outro apoio que temos a destacar, até pela novidade, é o que nos chega, este ano, da Associação Coração Amarelo, traduzido em roupas.
Agora, que o Natal se aproxima rapidamente, vai ser tempo de juntar alimentos. Uma vez mais vamos apelar a empresas do concelho que se nos juntem à semelhança de outros anos. Os jovens Leos vai realizar uma iniciativa nova, para o mesmo fim. Idealizada por eles, vão distribuir sacos de plástico pelos lares da cidade de Ourém que passarão mais tarde para recolher, esperando a contribuição de todos com bens não perecíveis como leite, arroz, massa, açúcar, óleo, bolachas, farinha, etc.
Quanto mais recebermos mais teremos para dar e maiores serão os cabazes dos mais necessitados. Entretanto está também a chegar o momento em que iremos cruzar dados com a Segurança Social, com as Juntas de Freguesia e com Assistentes Sociais, para que, chegados ao dia das entregas, esteja tudo a postos.
Até lá, quem quiser colaborar poderá fazê-lo dirigindo-se à secretaria do Notícias de Ourém, na travessa da Bela Vista nº 4 ou através de carta com donativo para Notícias de Ourém, Trav. da Bela Vista nº 4, 2490-569 Ourém. Não nos esqueceremos de ninguém quando chegar a hora de fazer os agradecimentos através das nossas páginas.

Sem comentários: