15 dezembro 2005

Homenagem ao padre Joaquim Lourenço

No centenário do seu nascimento, no passado dia 8 de Dezembro, a população de Alburitel prestou uma singela mas sentida homenagem ao seu saudoso conterrâneo e primeiro pároco.
A homenagem decorreu conforme o programa reviamente elaborado. Assim, às 15 horas foi celebrada a Eucaristia presidida pelo senhor Bispo, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva. Estiveram presentes nesta celebração, o senhor bispo D. Américo Henriques, o vigário geral da diocese, os sacerdotes da terra, da vigararia de Ourém e outros que se quiseram associar à efeméride.
Cerca das16 horas teve lugar uma evocação ao Padre Doutor Joaquim Lourenço redigida pelo Doutor José Nunes Carreira, lida pelo pároco de Alburitel por impossibilidade do autor estar presente, por motivos de saúde.
Nessa evocação fez-se referência à família do homenageado, particularmente aos pais e irmãos bem como ao ambiente social e religioso da época e foi feita a apresentação do livro "Os Padres Lourenço de Alburitel", recentemente editado, da autoria do conterrâneo Padre João Vieira Trindade que invocou as razões que o levaram a escrevê-lo.
Seguiu-se uma romagem ao cemitério com visita à sepultura do Padre Doutor Joaquim Lourenço e descerramento de uma lápide comemorativa.
Após a romagem, procedeu-se a uma visita à casa paroquial recentemente remodelada, onde foi oferecido um beberete.
A finalizar este acontecimento, foi oferecido pela família do homenageado um lanche aos convidados.
Nunes de Sousa

Sem comentários: