15 dezembro 2005

Para angariar fundos: Centro de 3ª idade de Gondemaria promove vendas



Arranjos de Natal, meninos Jesus e postais de Natal. Nesta quadra natalícia e para angariar alguns fundos para a instituição, o Centro de 3ª idade de Gondemaria está a levar a cabo venda de arranjos florais, postais de Natal e de estátuas do menino Jesus. Trata-se de uma forma de promover e divulgar também a instituição junto da comunidade local e regional, salienta a directora técnica da instituição, Ana Freire.
O Centro de 3ª idade de Gondemaria funciona desde Abril desde ano. Tem uma valência de ATL e de Apoio domiciliário. 17 idosos, 15 crianças no ATL e 25 no jardim de infância dão rosto a esta instituição.
Actualmente, ainda sem sede concluída, o apoio aos idosos concentra-se em prestar o serviço de refeições bem como a realização de alguns passeios e lanches convívio. Outras actividades serão concretizadas posteriormente, assim que tenham um espaço próprio, refere Ana Freire.
O menino Jesus é único. Não há molde. É uma das funcionárias do centro que a partir, de uma imagem dedica o seu labor. Uns retoques aqui, outros ali, e cada imagem concluída é única e impossível de copiar. Os postais são também muito originais, feitos e pintados pelos meninos do ATL. A instituição recebeu uma encomenda de 500 postais e não recebe mais encomendas porque não têm possibilidade de satisfazer a encomenda.
Encomendas ainda estão a receber em relação aos arranjos florais e às imagens do menino Jesus. Os arranjos florais são mais rápidos e são feitos com motivos natalícios que, quem faz, tem sempre em conta o gosto da pessoa que encomenda. O preço é simbólico, varia entre os 8 e os 15 euros e não é contabilizado o trabalho de quem faz, apenas os materiais utilizados.
Outro dos serviços que prestam é o de arranjos de costura: bainhas, fechos e afins.
Depois de terem vendido castanhas, no São Martinho e bolos. No Bolinho que venderam até mesmo foram da freguesia. Trata-se segundo a directora técnica da instituição, também uma forma de divulgar o Centro de 3ª idade.
Na agenda de comemorações com produtos à venda, segue-se o Dia de Reis, a 6 de Janeiro. Entre 26 de Dezembro e 30 de Dezembro, a equipa do Centro de 3ª idade, em colaboração com os idosos farão mini bolos-rei. Planeada está já também a comemoração do dia de S. Valentim, a 14 de Fevereiro. Postais, bonecos com dizeres entre outros serão algumas das surpresas que podem ser adquiridas para serem oferecidas nesse dia.
Saquinhas, cestas e outros artigos podem ser encontrados na época da Páscoa, de 1 a 14 de Abril.
O Centro de 3ª idade não tem nenhuma loja para venda de produtos mas podem ser feitas encomendas junto do Centro de 3ª idade, no edifício da Junta de Freguesia, na Gondemaria ou encomenda através do telefone 249 585 753. Além destes produtos, há ainda um stock de outros que se podem ali encontrar.

Sem comentários: