02 dezembro 2005

Mais novos experimentam instrumentos musicais

Os meninos do jardim de infância e do primeiro ciclo do ensino básico que frequentam a Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família (APDAF) ficaram a conhecer nos últimos dias, alguns instrumentos musicais, numa iniciativa da Ourearte que está a levar a música ao conhecimento dos mais novos.
O professor Vítor Pereira, explicou aos meninos quais as origens do trompete, dos Estados Unidos até ao resto do mundo, onde e como se popularizou pelo mundo e exemplificou as diferenças de estilo tocando excertos. Explicou como nasceu o mixland, jazz feito por
A alegria dos mais pequenos, a 24 de Novembro ficou completa, quando, depois de o professor ter tocado alguns dos temas conhecidos como a "Pantera cor de rosa" e "Os três mosqueteiros", alguns deles puderam utilizar aquele instrumento de sopro.
João, foi um dos primeiros a fazer ouvir o seu sopro. Depois dele e de dedo em riste, muitos outros quiseram experimentar, o que só foi possível a mais alguns meninos.
No dia seguinte, os meninos do pré-escolar tiveram a oportunidade de ouvir e ter um primeiro contacto, com um outro instrumento, o saxofone.
Além destas duas "aulas", os meninos que frequentam o ATL da APDAF vão ter oportunidade, ao longo do ano de conhecer e ouvir tocar outros instrumentos. A garantia foi dada pela directora técnica da instituição, Fátima Duarte que pretende continuar com estas parcerias como forma de " reverter o ATL enquanto depósito de crianças".
O objectivo é, além de ocupar os tempos livres das crianças, proporcionar-lhes um contacto com a arte nas suas diversas manifestações, quer seja música, pintura, entre outras.

Sem comentários: