O governador civil de Santarém, Paulo Fonseca está a fazer um périplo por vários concelhos do distrito, ao abrigo da iniciativa "Mês da solidariedade".
O objectivo do governador civil de Santarém, com estas visitas a diferentes tipos de instituições é "dar visibilidade ao que se faz, aos projectos e alentos, potencialidades, debilidades e transmitir aos cidadãos ditos normais que existem pessoas iguaizinhas a elas e que precisam de nós", salientou no final da visita ao centro João Paulo II, a primeira da manhã, de um dia dedicado ao concelho de Ourém.
Visitadas foram ainda o Centro Social Espírito Santo, Lagoa do Furadouro; Centro de Terceira Idade de Gondemaria; Centro Social de Matas e Centro Desportivo Social e Cultural do Cercal, Vales e Ninho.
Paulo Fonseca tem um outro objectivo com este mês da solidariedade: o de juntar as instituições, averiguar as potencialidades e se possível, criar parcerias, numa mentalidade de economia de escala.
A dar os primeiros passos, a rede social que está a ser implementada nos concelhos; Paulo Fonseca tem expectativas que soluções vão sendo encontradas para as diversas instituições nas reuniões que estão a ser levadas a cabo.
Paulo Fonseca salienta ainda que num "futuro próximo" a rede social terá um "papel decisivo" já que de futuro, a Rede social dará o seu parecer, em relação aos projectos apresentados.
Ainda que nem todos os concelhos sejam visitados neste périplo, o governador civil pretende continuar a conhecer outras instituições, em visitas mensais.
Em relação ao concelho, Paulo Fonseca adianta que há o projecto da Gondemaria que será "desbloqueada, apoiada" bem como o projecto da Lagoa do Furadouro que "vai ser apoiado". Este responsável está ciente que "temos falta de equipamentos mas também há sítios neste país que há excesso". E à Rede social compete juntar boas vontades e definir prioridades.
Casa de afectos
"Esta é uma casa que vive e tem de viver muito do amor, do carinho, da cultura dos afectos, dos técnicos e colaboradores", salientou o padre Vítor Melícias, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.
Durante a visita de Paulo Fonseca que fez questão de salientar, ter sido a primeira de um governador civil, Melícias lembrou que a instituição que recebe 192 pessoas é, afinal, a casa "dos filhos de todos nós".
O padre Vítor Melícias salientou ainda a solidariedade do próprio pessoal que ali trabalha e colabora, nomeadamente com o jantar de angariação de fundos para a compra de equipamentos necessários aos que ali se encontram.
A directora do Centro Social de Segurança Social, Anabela Rato manifestou o seu apreço pelo trabalho ali desenvolvido.
"Não esquecerei o amor, esta forma familiar com que se acolhe e se trata", salientou. Esta responsável referiu-se ainda á necessidade de "transmitir também aos que não conhecem", o trabalho ali realizado.
Marcha em Santarém
Vai ter lugar no próximo dia 6 de Dezembro, terça-feira, uma Marcha da Solidariedade, no âmbito do Mês da Solidariedade, promovidos pelo Governo Civil de Santarém.
11 horas -Início da Marcha
12 horas -Entrega de 21 fachos (símbolo da solidariedade) aos Presidentes das Câmaras Municipais do distrito de Santarém, na Praça Sá da Bandeira
12h30 - Regresso à Escola Prática de Cavalaria
Na Marcha, estarão representadas diversas instituições, desde associações culturais e sócias a associações desportivas e musicais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário