22 dezembro 2005

Maria Barroso visita “meninas” da Casa do Bom Samaritano



As "meninas" quiseram oferecer-lhe um cartão de boas festas, para ela e para o filho João, num gesto de amizade e alegria pela sua passagem pela Casa do Bom Samaritano. Algumas das utentes desta Obra da Divina Providência cumprimentaram e trocaram palavras com Maria Barroso, a quem a directora da instituição apelidou de "grande mulher da solidariedade".
Maria Barroso revelou estar "extremamente impressionada" e "muito satisfeita" depois dos momentos que passou na instituição e que passaram por um breve encontro com as utentes tendo também assistido a um pequeno concerto da Orquestra da Casa do Bom Samaritano.
"Tenho pela parábola do bom samaritano, uma predilecção especial", explicou aos presentes, assinalando a "lição" que dali levou, com base na solidariedade, amizade. "Se conseguíssemos levar a todo o país e as instituições europeias estes ensinamentos era extraordinário", reforça. Tudo isto com o objectivo de "construirmos a civilização do amor, de que nos falou o papa João Paulo II, na primeira mensagem do ano de 2005".
Estima e gratidão
"Estima e gratidão"por receber na instituição Maria Barroso. As palavras são da superiora da casa, Maria Helena Ferreira, durante a visita, referindo-se a Maria Barroso como a "grande mulher da solidariedade".
A superiora referiu-se ao trabalho efectuado pela instituição desde 1942, altura em que Ana de Jesus, a fundadora se instalou em Fátima para fundar uma obra dedicada aos mais pobres entre os pobres. Foi a primeira obra social fundada em Fátima. E aqui "as pessoas não se limitam a dar, recebem, também, dos que são ajudados", frisou. Este relacionamento repercute-se a todos os níveis, desde material e cultural até de fé, assinalou ainda esta responsável.
Nesta instituição encontram-se 87 utentes, com idades compreendidas entre os 19 e os 78 anos; ligadas a comunidade religiosa além dos 50 trabalhadores, que juntos pretendem ser uma "verdadeira família".
Maria Barroso fez uma visita às 87 internas da Obra da Divina Providência – Casa do Bom Samaritano, a 18 de Dezembro, numa visita de âmbito social que passou também por Tomar, Entroncamento e Torres Novas. O périplo pelo norte do distrito de Santarém feito por Maria Barroso, realiza-se no âmbito da candidatura de Mário Soares à presidência da República. Na comitiva, os oureenses, governador civil Paulo Fonseca e o deputado António Gameiro, Leonilde Madeira.

Sem comentários: