19 janeiro 2006

Ex-vereador(es) da Câmara de Ourém: Trabalhar “à borla”

Após uma década de vereação na Câmara de Ourém, Armando Neto é agora presidente do conselho de administração da empresa municipal AmbiOurém, sem auferir salário. Neto era até agora administrador da empresa mas recebendo pagamento pelo seu trabalho.
Para além de Armando Neto a administração da AmbiOurém cabe também ao vereador João Moura e a Sérgio Francisco, na qualidade de vogais, sendo que apenas este último vai receber um ordenado equivalente a um quarto do vencimento de um director de departamento.
A proposta do novo conselho de administração da AmbiOurém foi aprovada em reunião de Câmara com a abstenção dos vereadores do Partido Socialista, tendo ficado garantido que Neto não irá auferir qualquer remuneração, de acordo com o estabelecido no Decreto-lei 179/2005. Recorde-se que este diploma apenas aceita o exercício de funções públicas por aposentados ao abrigo do Estatuto da Aposentação por razões de interesse público.
O presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, justifica a escolha de Armando Neto considerando que este possui "experiência no sector das obras", além de que, assegura, "garante a continuação dos objectivos" traçados para a empresa municipal. A breve trecho os estatutos da empresa deverão ser alterados para nela incluir todo o sector de obras por administração directa. No fundo, Armando Neto acaba por ficar a desenvolver o mesmo trabalho que já tinha no seu último mandato como vereador mas de graça.
Para já a AmbiOurém tem a seu cargo a gestão das etar’s - estações de tratamento de águas residuais, o despejo de fossas, a manutenção dos espaços verdes, pequenas reparações nas escolas e respectivos pátios, recolha de monos, o Parque Linear, incluindo o mercado, e uma empresa de inserção.
Em breve também a VerOurém será sujeita a alterações de gestão sendo de prever que também ali o presidente da administração passe a trabalhar graciosamente, caso se trate de Serrano Rodrigues, também já na situação de aposentado.

Sem comentários: