19 janeiro 2006

Pais contra encerramento de escolas



No âmbito da "requalificação participada da rede do 1º Ciclo do ensino básico", são, segundo informação da DREL, 20 as escolas do concelho de Ourém a ser encerradas no ano lectivo de 2006/2007.
O processo no concelho iniciou-se em Novembro quando a Câmara foi convocada pelo director regional de educação para uma reunião na DREL – Direcção Regional de Educação de Lisboa. Aí foi-lhe comunicada a proposta das escolas a suspender. Segundo informação do vereador com o pelouro da educação, não terá sido apenas o número de alunos a pesar no encerramento, tendo sido tomados em conta também critérios como o sucesso escolar e o percurso das escolas nos últimos anos, que projecta o aumento ou diminuição do número de alunos dos próximos anos. A DREL colocou um técnico em terreno que apresentou um estudo, estudo esse que foi cruzado com os dados da autarquia, relativamente às escolas de acolhimento dos alunos cujas escolas serão fechadas. Em relação a estas, houve flexibilidade da DREL apenas em relação à escola de Formigais por ser a única escola da freguesia.
Entretanto chegou a informação aos encarregados de educação dos alunos da escola da Ramalheira que a escola de acolhimento dos seus filhos seria a de Formigais o que os deixou indignados tendo já iniciado um processo de contestação através de um abaixo-assinado que está a correr naquela localidade da freguesia de Freixianda e que colhe o apoio do presidente da Junta de Freguesia que se afirma do lado da população, contra o encerramento da escola. A contestação dos pais da Ramalheira baseia-se, por um lado, no facto da escola ter sofrido obras recentemente estando por isso em "óptimas condições" contrariamente ao que acontece, afirmam, com a escola de Formigais. Por outro lado não aceitam que os seus filhos saiam da freguesia para ir para a freguesia vizinha onde, contestam, é menor o número de alunos do que na escola da Ramalheira. Dizem ainda existir mais crianças no Jardim-infantil da Ramalheira do que em Formigais e não compreendem porque razão tem que ser os seus filhos a mudar para uma escola com piores condições e menos alunos em vez do contrário que, no seu entender, seria muito mais lógico.
Entretanto, as aulas de inglês iniciaram-se na escola da Ramalheira no ano civil passado e no início deste mudaram já para a de Formigais. Duas das mães que contestam a medida e que afirmam falar em nome dos outros pais, garantiram ao Notícias de Ourém que os seus filhos esta semana já não irão para Formigais ter aula de inglês por consideram que permitir que o façam é uma forma de estar a aceitar esta imposição. Dizem que se os filhos continuassem na freguesia ainda entendiam, embora continuem a dizer que o querem mesmo é que a sua escola não encerre. Referem ainda o facto de as crianças irem almoçar à EB 2,3 da Freixianda e não aceitam que "passem o tempo de um lado para o outro, de autocarro".
Entretanto, segundo o Notícias de Ourém apurou já há encarregados de educação de outras escolas em vias de fechar, nomeadamente a da Charneca, Freixianda e Pisões 2, em Caxarias, a insurgir-se contra o encerramento tendo-se já alguns deslocado à DREL e sido recebidos pelo vereador da educação. Aliás, Humberto Piedade sublinha o modo "cordial e educado" como as reclamações foram feitas e lamenta mesmo nada poder fazer, uma vez que a decisão é superior e não cabe à autarquia.
Entretanto o vereador afirma que irá reunir muito em breve com os presidentes de Junta para lhes explicar a situação.
É claro que a garantia de frequência de todos os alunos das escolas a suspender num estabelecimento próximo da área de residência, não está em causa.



Escolas que vão fechar

Alburitel nº 2 - Toucinhos (Alburitel);
Cacinheira (Casal dos Bernardos);
Caxarias (Caxarias);
Pisões nº 2 - Andrés (Caxarias);
Cercal nº 2 - Ninho d’Águia (Cercal);
Carvalhal (Espite);
Cumieira (Espite);
Charneca (Freixianda);
Cumeada (Freixianda);
Ramalheira (Freixianda);
Lavradio (Matas);
Louçãs (N.S. Piedade);
Carcavelos de Cima (Olival);
Óbidos (Olival);
Soutaria (Olival);
Casal Ribeiro (Rio de Couros);
Cristóvãos (Seiça);
Fontaínhas (Seiça);
Valada (Seiça);
Pederneira (Urqueira).

1 comentário:

Dinis CorteReal disse...

Ok... e já agora qual o número mínimo de crianças por escola? Ou fecham as escolas porque lhes apetece?

Isso ficou por dizer, não acha?!