16 março 2006

Cursos da EPO com empresas madrinha



A EPO – Associação Promotora de Ensino Profissional assinou cinco protocolos com empresas e grupos empresariais da região. As diferentes empresas assumiram o estatuto de "empresa madrinha" e apoiarão, até Julho de 2007, os cursos do pólo de hotelaria da Escola Profissional de Ourém. O objectivo é proporcionar, dependendo das duas entidades, não só estágios e formação ou, noutros casos, a divulgação das actividades da outra entidade parceira.
A assinatura destes protocolos decorreu durante a cerimónia de abertura das Jornadas EPO’06, a 13 de Março.
A directora da EPO, Purificação Reis assinalou a particularidade desta proposta ter partido dos alunos em colaboração com os professores. Uma proposta que "a escola achou de todo o interesse" tendo os coordenadores de curso convidado as empresas que "aceitaram sem reserva", afiançou a directora da escola.
Nesta primeira fase e, porque o ano lectivo já vai quase a meio, os protocolos irão durar até Julho de 2007. "O objectivo é que possa haver rotatividade porque é enriquecedor para a escola, para os cursos e para a empresa também"reforçou Purificação Reis.
Nos outros anos lectivos, é convicção da directora que "outros contributos surgirão". Há cursos que têm mais de uma empresa madrinha, num caso específico porque é uma empresa de informática que se dedica a aplicativos de gestão enquanto a outra empresa apoia especificamente na área do curso.
Pólo de hotelaria
Lena hotéis e turismo, SGPS; Grupo Pestana – Pousadas de Portugal; Domusnet; Bilógica e Nobre.
Já depois do fecho desta edição terão sido assinados protocolos com primavera – Business Software Solutions, SA; Lenobetão; centro de Contabilidade Gestão e Desenvolvimento Lda; Divisão de Educação Desporto e Cultura da Câmara Municipal de Ourém, SMC e J.P. Sá Couto.
Abertura
das jornadas

Na abertura da edição deste ano das jornadas EPO, Purificação Reis salientou que "o nosso objectivo é o de reforçar a aprendizagem". Uma aprendizagem que se pretende "efectiva".
Os dois dias de jornadas, entende-as Purificação Reis como um "reforço" desta aprendizagem onde as experiências trazidas pelas empresas têm um "significado diferente para todos nós que ouvimos e que contactamos com as empresas que têm um know how de experiência feita".
O vereador da Cultura, Desporto e Educação, Humberto Piedade regozijou-se com o trabalho efectuado pela escola e pelo facto da maioria dos alunos ter emprego, logo depois de concluir os estudos.
"É traumatizante verificar que jovens investem 10, 15 anos a estudar e o que garantem é a passagem direitinha ao desemprego". O também professor deposita esperanças que estes jovens, com a sua formação possam, no futuro, marcar a diferença, nas empresas onde irão trabalhar.
O governador civil do distrito de Santarém, Paulo Fonseca, presente na cerimónia dirigiu-se particularmente aos jovens para lhes lembrar que o futuro é competitivo, tendo em conta até a especificidade do próximo quadro comunitário de apoio. Mais que formar bons profissionais é preciso "formar pessoas", salientou.
O lado humano assume assim, para este responsável, maior importância. Cada um tem de ser formado "enquanto pessoa, não um técnico, um autómato, tem que ter bagagem cultural acima da média".
"Temos que ter consciência que cada que cada um tem de ser um poço de saber e de estar preparado para vencer", apontou Paulo Fonseca.
Este responsável assinalou ainda que no próximo quadro comunitário de apoio – o Quadro de referência estratégico há três programas temáticos que serão apoiados: Competitividade, qualificação dos recursos humanos e ordenamento do território.

Sem comentários: