16 março 2006

Vasco da Gama vai colaborar com Desportivo de Fátima


O Vasco da Gama vai assinar um protocolo de colaboração com o Centro Desportivo de Fátima. O anúncio foi feito durante o jantar das bodas de prata da colectividade, a 10 de Março que reuniu três centenas de pessoas entre atletas, famílias, sócios e simpatizantes.
As negociações entre as direcções do Vasco da Gama e do Centro Desportivo de Fátima estão a decorrer tendo em vista que este deverá ser oficializado ainda antes do início da próxima época.
Ainda não estão definidas as condições deste protocolo mas tudo indica que "o Vasco da Gama continua a manter o seu estatuto como clube" e que no futuro será responsável pela formação das camadas jovens. Actualmente o clube possui formação de escolas, infantis, iniciados e juvenis.

Inquérito aos sócios
A direcção do Vasco da Gama vai efectuar um inquérito aos sócios, simpatizantes bem como à população sobre algumas das actividades desportivas que poderão vir a ser dinamizadas pelo clube. Este inquérito alargado será feito numa acção porta à porta, durante o mês de Abril. O objectivo da direcção – salienta o director desportivo Eduardo Santos – é conseguir um consenso amplo da população em relação também ao rumo do clube.
As propostas de actividades variam entre o teatro, a dança, o ioga, o karaté, o ciclismo ou férias de verão para crianças.

Dia do Vasco da Gama
Em Junho realiza-se o dia do Vasco da Gama. A direcção ainda não definiu a data mas o objectivo é reunir a família vascaína.
Do programa sabe-se já que terá jogos desportivos de manhã e à tarde. O almoço será de convívio entre os atletas do Vasco da Gama, antigos praticantes do clube bem como sócios e simpatizantes do clube. Esta iniciativa está integrada nas comemorações do 25º aniversário do Vasco da Gama.




Jantar de aniversário
"O Vasco da Gama já foi um clube importante. Hoje tem um trabalho diferente", salientou Eduardo Santos, director desportivo do clube. Este trabalho de formação a que se refere o dirigente diz respeito não só à formação desportiva mas também à formação humana. "O Vasco da Gama aposta na qualidade da formação".
E para isso necessita de melhores condições, não só de apoio mas também financeiras" para concretizar os objectivos.
Desde a época de 2000/2001 que o Vasco da Gama se dedicou à formação das camadas jovens.
Adélia Martins, esposa do presidente do clube salientou em nome deste, em dia de aniversário, os milhares de jovens que já passaram pelo clube. Actualmente são mais de cem, os jovens que estão em formação neste clube.
"Continuamos a lutar por melhores condições de trabalho" disse frisando a necessidade de uma sede nova e de melhores balneários.
Adélia Martins apelou ainda aos sócios, amigos simpatizantes e autoridades para que colaborem com o clube.

Fora da rua
"O que fazem hoje no treino retira-os da rua. É preciso que os pais tenham a noção da formação", afirmou José Manuel Portugal, vice-presidente da Associação de Futebol de Santarém durante o jantar comemorativo.
Aos pais, sensibilizou-os para a necessidade da formação não ser só desportiva mas também académica. "Não é possível que todos sejam jogadores profissionais" e daí a necessidade de uma formação profissional.
Quase no final este responsável pediu ainda respeito pelo treinador e pelas suas opções bem como pelo trabalho do árbitro em campo.
25 anos de história
"Estes 25 anos têm muita história". Natálio Reis, presidente de Junta de Freguesia de Fátima que foi também já dirigente do clube referiu-se a algumas competições e prémios ganhos pelo Vasco da Gama. Lembranças trazidas à memória colectiva, no jantar para afirmar que "o clube será aquilo que os sócios e as pessoas destes lugares quiserem", referindo-se às populações de Boleiros e Maxieira.
O presidente da Junta está consciente das condições do clube referindo-se que as instalações estão "necessitadas de manutenção, de obras de requalificação".
"Nestes dois anos de mandato vai ser difícil que o apoio surja", afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém, Vítor Frazão durante a sua intervenção referindo-se aos apoios possíveis à requalificação que o clube pretende levar a cabo.
A direcção do clube apresentou recentemente um projecto de reconstrução da sede com novos balneários, bar e posto médico.
Este responsável apresentou a disponibilidade dos técnicos da autarquia para colaborar neste projecto.

Sem comentários: