09 março 2006

“A Odisseia na Lixolândia”



Sensibilizar e educar as populações mais jovens com vista à preservação do meio ambiente é o objectivo da Lixoteca Itinerante (Unidade Móvel de Formação e Sensibilização Ambiental), que visitará, a partir do dia 6 de Março, as escolas do 1º ciclo do Município de Ourém.
A Lixolândia é a terceira Lixoteca Itinerante desenvolvida pelo Grupo Suma (do qual faz parte a STL – Sociedade de Transportes e Limpezas, Lda) inserida num projecto que converte viaturas de transporte colectivo em unidades móveis de Sensibilização Ambiental.
No interior da viatura é materializada a Lixolândia – terra da Alegria, uma das mascotes do projecto, para gerir aprendizagens importantes sobre como ser um produtor de resíduos consciente dos deveres e direitos enquanto cidadão.
Nela apresentam-se espaços coloridos e recheados de variadíssimas actividades de exploração sensorial e multimédia, que conciliam o ensinamento dos correctos comportamentos ambientais com o intenso recurso ao mundo imaginário, tão apelativo para os escalões etários mais jovens.
O Coreto do Bom Ambiente, a Zona da Cidadania e o Beco da Sabedoria são designações de alguns desses nichos de aprendizagem onde se recorre à teatralização com fantoches, aos jogos multimédia e a actividades gráficas para reforçar questões como a triagem, o acondicionamento e a deposição, mas que integram igualmente noções de rotinas de cidadania e de pró-actividade; princípios de uma participação positiva na construção cívica do país.
Programa:
- Dias 6 e 7 de Março - Escola EB1 de Ourém nº1
- Dia 8 de Março - Pavilhão Desportivo da Freixianda
- Dias 9 e 10 de Março - Piscinas de Caxarias
- Dia 13 de Março - Escola EB1 de Lomba d’Égua (Fátima)
- Dia 14 de Março - Escola EB1 de Cova de Iria (Fátima)
- Dia 15 de Março - Igreja de Fátima (velha)
- Dia 16 de Março - Junta de Freguesia de Atouguia
- Dia 17 de Março - Escola EB1 de Lagoa do Furadouro
- Dias 20 e 21 de Março - Junta de Freguesia do Olival.

Sem comentários: