09 março 2006

Presidente da Conferência de São Vicente de Paulo em entrevista: Nove famílias apoiadas



Ajudar o próximo. É isto que move os confrades da Conferência de São Vicente de Paulo, há já 147 anos no país e há quatro décadas em Ourém.
De quinze em quinze dias, o Grupo da Conferência de São Vicente de Paulo de Ourém apoia nove famílias da paróquia. O valor deste apoio é de 15 euros, para cada família, seja em bens alimentares seja mesmo em dinheiro. No final do mês o apoio traduz-se em 30 euros, o que permite a famílias mais carenciadas da paróquia de Nossa Senhora da Piedade contarem com um pouco mais.
Esta verba "ajuda a suportar as despesas correntes", nomeadamente medicamentos, fraldas, entre outros bens necessários, explica Vítor Marques, presidente deste grupo desde há um mês. "É um contributo pequeno mas não temos um grande apoio para dar mais", salienta.
Diferentes famílias apoiadas
Quanto ao tipo de famílias que a Conferência de S. Vicente de Paulo apoia há diferentes tipos. Há famílias mais idosas mas há também "avós encarregues de tomar conta dos netos" que já não são crianças mas adolescentes". E há ainda outros casos de famílias novas. Quando chega algum pedido a um dos elementos da Conferência há um cuidado particular em averiguar a real situação das famílias envolvidas para que de facto seja apoiado quem mais precisa.
A equipa que tomou recentemente posse deseja efectuar um levantamento rigoroso e exaustivo das situações de pobreza existentes. Mas – salvaguarda o presidente – "não nos queremos substituir à segurança social, às autoridades".
Levantamento
da realidade
No mandato de quatro anos que a equipa agora inicia, é intenção deste responsável efectuar um levantamento, na paróquia dos casos que necessitam de apoio da Conferência de São Vicente de Paulo.
Para apoiar estas famílias, a Conferência beneficia de apoios de algumas entidades, da quotização dos sócios e do apoio dos confrades e outros beneméritos. Mas, para poder apoiar mais, Vítor Marques tem já algumas ideias – que vai colocar em prática - para angariar fundos.
Daqui a quatro anos, quando terminar o mandato Vítor Marques gostaria que a Conferência de São Vicente de Paulo fosse mais conhecida do público, ter mais famílias apoiadas e que menos famílias necessitassem.
Além do apoio monetários os vicentinos são solidários com o seu próximo. Numa simples visita a doentes, a idosos, praticam os ensinamentos do beato Ozanam. "É um movimento de cristãos leigos que dá um pouco de nós sem pedir nada em troca"explica o presidente.
Festa do doente
e do idoso
Uma das iniciativas que se realiza já em Maio, promovida por esta equipa é a festa do doente e do idoso, no dia 7.
O encontro será um motivo para convívio com os doentes e idosos da paróquia, depois da eucaristia que será celebrada especialmente para eles. A direcção espera ainda ter um convívio animado com música.
Para angariar fundos, esta equipa tem já iniciativas pensadas. "As coisas estão a fermentar. Têm de ser bem planeadas, planificadas", salienta Vítor Marques. Uma destas será o cabaz de Natal, com a recolha de bens alimentares às portas dos supermercados de Ourém. "Para fazer face a estas dificuldades vamos ter que ser originais".
Actualmente, além do apoio anual da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, a Conferência apoia os mais carenciados com a ajuda das quotizações dos 70 associados, de alguns beneméritos, dos confrades e da própria Paróquia.
Equipa:
Presidente:
Vítor Marques
Vice-presidente:
Armando Gonçalves
Tesoureiro:
Carlos Vareta
Secretário:
Paulo Sousa

Sem comentários: