01 junho 2006

Boleiros inaugura casa mortuária



O anseio da população era antigo, um locar para velar os mortos. E no dia de inauguração da casa mortuária de Boleiros, a população esteve presente. Os mais velhos, iam comentando ali e aqui da grandiosidade da obra, do trabalho da comissão, do esforço desempenhado por estes homens e mulheres que planearam e construíram a obra.
"Foi um trabalho custoso mas bem conseguido por todas as últimas comissões", afirmou o presidente da Comissão da capela de Boleiros, a 28 de Maio, na inauguração da casa mortuária e centro de catequese.
"É certo que ainda temos dívidas mas o nosso povo tem contribuído com todo o entusiasmo", frisou aquele responsável que agradeceu o apoio e carinho com que a comunidade de Boleiros, Valinhos e Chã que não tem faltado com apoio e carinho.
Esta obra tem um custo de cem mil euros. O valor da construção está pago, garante um dos elementos da comissão. Quanto ao resto do montante não coberto pelos valores angariados nas diversas iniciativas para esse efeito, a comissão tem empréstimos feitos a particulares da comunidade.
A casa mortuária e centro de catequese englobam um projecto global aprovado há cinco anos pela autarquia e que inclui obras no interior da capela, remodelação do salão, arranjos exteriores. A licença específica desta fase da obra foi pedida há um mês.
Nesta obra ainda falta um elevador para deficientes que
Obras bem planeadas
O presidente da Câmara, David Catarino assinalou o exemplo do trabalho aqui efectuado como bom exemplo de trabalho planeado.
"Estas (comissões) além do entusiasmo, têm procurado fazer as coisas bem, planear, saber o que se quer, para depois passar à prática", referiu assinalando que "tem-se feito um excelente trabalho do outro lado da estrada agora aqui também a mesma coisa, há aqui um trabalho sustentado e eu queria apontar isto como exemplo para o concelho".
Em relação ao financiamento desta casa mortuária, uma obra que será apoiada pela autarquia, a comissão da capela vai pedir à Junta de Freguesia que apresente uma candidatura à Câmara municipal para apoio a esta obra.
Também o presidente da Junta de Freguesia se regozijou com esta obra, assinalando também o planeamento, como peça fundamental. "Parabéns à comissão porque em boa hora, há uns anos atrás se lembrou de começar a pensar, depois projectar e planear e finalmente por mãos à obra num projecto que começa a ser visível".
"Que esta comissão sirva de exemplo a outras comissões e outras associações por esta freguesia fora", referiu ainda o autarca.
Natálio Reis referiu ainda o apoio da população a este projecto. "Uma comissão se não tiver o apoio da população em volta do projecto que executa, é desmotivante. O apoio que a população tem dado não só monetário mas as vezes o apoio, a palavra".
Para este responsável "este empenho, é importante que as autarquias apoiem porque quando se vêm projectos sustentados, projectos com interesse devem ser apoiados não só financeiramente mas também estando ao lado deles (comissão)".

Sem comentários: