09 junho 2006

ENCONTRO DE ORQUESTRAS TÍPICAS EM OURÉM: Orquestra apresenta novos temas



A Orquestra Típica de Ourém, anfitriã do Encontro de Orquestras, apresentou novos temas no concerto realizado a 28 de Maio. Estes temas e outros serão apresentados novamente ao público no concerto etnográfico agendado para 15 de Julho, na Praça Mouzinho de Albuquerque, em Ourém. Este evento terá a parceria de grupos de teatro e etnográficos do concelho. Ao longo de um ano e meio a Orquestra tem recolhido vários temas junto dos ranchos folclóricos de Ourém e adaptados, com novos arranjos, para orquestra.
Perante uma plateia atenta, foram apresentados vários temas musicais de cariz tradicional português pela orquestra dirigida pelo maestro José António Santos.
A Orquestra Típica Scalabitana, sob a regência do maestro Jorge Costa Pinto, apresentou diversos temas do folclore nacional, outros de autoria do actual maestro, e também do seu maestro fundador, António Gavino, falecido em Junho do passado ano. Esta Orquestra, que comemora no presente ano o seu 60.º aniversário, mostrou a sua enorme satisfação por estar novamente junto da Orquestra Típica de Ourém, fazendo alusão aos antigos encontros de Orquestras Típicas do Ribatejo promovidos pelo INATEL.
Ambas as orquestras proporcionaram aos espectadores uma tarde de música tradicional portuguesa com qualidade, apresentando diversas sonoridades e tradições regionais.
O presidente da Academia de Música Banda de Ourém (AMBO), Avelino Subtil, mostrou a disponibilidade para reactivar deste tipo de encontros no Ribatejo, pela importância da partilha e divulgação dos grupos com estas características que são em número bastante reduzido em Portugal.
Por estarmos numa zona de charneira entre Ribatejo, Alta Estremadura e Beira Litoral, existem várias influências e várias versões do mesmo tema. Muitas das gentes do nosso concelho deslocavam-se sazonalmente para o Ribatejo trabalhando nas "mondas", na apanha do tomate, melão, azeitona, etc. De lá traziam novos cantares, novas versões e às vezes novas letras que iam adaptando. A Orquestra Típica apresentou duas versões desse tema "Enleio". A recolha etnográfica é de Amélia Catarino que a cedeu à Orquestra Típica de Ourém. Foi ainda apresentada "Padeirinha",
A 3 de Junho, a Orquestra Típica de Ourém realizou um espectáculo, em Fátima, num encontro de amigos missionários da Consolata.

Sem comentários: