09 junho 2006

Junta da Piedade entrega prémios de brasão



Ivo Melo, 9 anos, foi o vencedor do primeiro prémio do concurso de trabalhos do Agrupamento Oureana. O brasão que apresentou foi feito com misangas. Durante dois dias, ele colocou misanga atrás de misanga, pretas e brancas no símbolo da freguesia de Nossa Senhora da Piedade, num trabalho em que a mãe também ajudou. O mais difícil, confessa o autor do trabalho, foi a parte do brasão onde se encontram as torres.
Ivo considera que um dos trabalhos mais bonitos é aquele cujo material utilizado é areia miudinha com os tons verdes e pretos, as cores do brasão desta freguesia da cidade.
Participaram neste concurso 22 trabalhos de escolas do Agrupamento de escolas Oureana e Acácio de Paiva, os dois agrupamentos de escolas que fazem parte desta freguesia.
Em análise pelo júri esteve criatividade, a originalidade, a adequação ao tema, os materiais utilizados e o sentido estético.
O primeiro classificado recebeu um prémio de 100 euros enquanto que o segundo recebeu um prémio no valor de 60 euros e o terceiro classificado, no valor de 40 euros que será convertido em material didáctico. A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade atribuiu ainda um prémio de participação aos 22 trabalhos, de 800 euros, no total.
O Agrupamento Oureana recebeu ainda uma verba de cem euros, para baloiços.
A Junta de Freguesia pretende expor os trabalhos dos brasões ao público antes de os devolver às escolas. Este concurso insere-se nas comemorações dos 175 anos da freguesia. Neste âmbito, vai lançar, no próximo ano lectivo um concurso de toponímia. O objectivo é deixar um legado às gerações vindouras referências históricas sobre os nomes das ruas e as personalidades a elas associadas.

Sem comentários: