09 junho 2006

Mais pequenos aprendem a gerir dinheiro



Trinta e seis crianças aprenderam a gerir melhor o dinheiro, No dia Mundial da Criança. Duas turmas, uma do quatro ano da EB1 nº 1 de Ourém e uma da EB1 nº 2 de Ourém aprenderam a gerir ao dinheiro e a perceber melhor o que se pode fazer numa instituição bancária, a Caixa Geral de Depósitos e qual o processo.
Marta Carreira, 9 anos aluna da EB 1 de Ourém foi conjuntamente com os 24 colegas da sua turma à agência de Ourém da Caixa Geral de Depósitos. Na fila com a colega ia definindo o que fazer com as suas quatro notas de cinco euros (fictícias): uma na poupança, uma no construir, uma no multiplicar e uma no gastar. A amiga Inês ponderava colocar duas notas no multiplicar porque "quero ter muito dinheiro, verdadeiro de preferência" assinalando que "é fixe esta iniciativa".
A frase de Marta inscrita na caderneta era: "Temos do dinheiro poupar, para mais tarde gastar". E porquê a frase? "Temos que poupar para gastar noutra coisa", esclarece.
Marta revela costuma colocar as suas poupanças no mealheiro e que a mãe é que as coloca no banco.
Inês Cruz, a professora que acompanhou a turma nesta ida ao banco, explicou que nesta iniciativa, os alunos trabalharam na sala de aula os conceitos inerentes a uma operação bancária. Aos meninos foi explicada a noção de dinheiro, poupança , isto com várias actividades, de forma a que os alunos ligassem os conceitos às actividades do dia a dia. Depois, em casa, os pais ajudaram a criar a frase sobre a poupança.
A professora assinala que os alunos ficaram contentes de ter vindo e, no futuro "já vão perguntar o que os pais vão fazer ao banco (depósito, levantamento)".
A visita reveste-se de maior importância porque permite um maior conhecimento de cada instituição e dos serviços que oferecem às pessoas, adianta.

Sem comentários: