13 julho 2006

Banda juvenil/Orquestra de sopros com novo maestro




"Pareceu-me um bom desafio e eu gosto de desafios novos", afirma.
José Pedro Figueiredo é o novo maestro da Banda juvenil/Orquestra de sopros da Academia de Música Banda de Ourém. Sucede ao maestro Mortágua que, durante vinte anos foi o responsável por esta secção da Academia.
Desde Junho, o novo maestro ensaia, aos sábados, com o grupo que compõem a Banda juvenil/Orquestra de sopros. "Os métodos poderão ser diferentes" salienta o maestro mas, o certo é que "a média de idades é baixa e os jovens reagem com muita facilidade quando lhes peço alguma coisa".
Além de sentir uma boa adaptação por parte dos executantes ao seu modo de dirigir, manifesta alguma satisfação pelo regresso de alguns elementos.
Formação é prioridade
José Pedro Vasconcelos gostaria de ter tido tempo para elaborar um plano de trabalho. A sua entrada como regente esteve inicialmente prevista para Setembro mas foi antecipada para Junho. Assim, "ainda estou a conhecer como as coisas funcionam" e " estou já a fazer plano para reestruturação da escola de música".
Em termos de formação, o objectivo seria permitir aos jovens executantes integrarem a Ourearte, para terem uma" formação mais completa", os que pretenderem seguir na carreira.
Numa linha de trabalho, "vou tentar contar com a ajuda de alguns elementos que já cá estavam (na banda) para me ajudar a dar formação". Ou seja, futuramente, o maestro gostaria que executantes ensinem outros alunos, num instrumento e não que o regente ensinasse todas os instrumentos.
Um dos objectivos que possui é "fazer é espectáculos conjuntos com as outras secções da casa".
A grande meta do maestro é "ter uma boa escola de música a funcionar e fazer com que a banda toque o melhor possível", o que significa conseguir "fazer ensaios com casa cheia", ou seja, "que as pessoas se sintam motivadas a vir ao ensaio e que não seja qualquer coisa que as demova".
Banda entusiasta
"Encontrei pessoas jovens entusiasmadas com espírito muito aberto. Há gente a tocar muito bem. Há qualidade nos músicos da banda", salienta o novo maestro.
Certo que "a banda terá os seus problemas técnicos", José Pedro Vasconcelos está muito satisfeito com o facto de eles reagirem bem ao que lhes é pedido, em termos musicais.
A prioridade da banda/orquestra é agora ensaiar para o cortejo das festas da paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Nesta altura será apresentada uma peça nova.
Depois de Outubro, o maestro gostaria de realizar concertos regulares, tendo vontade de estrear reportório, também, regularmente.
José Pedro Vasconcelos é licenciado em Fagote, pela Escola Superior de Música do Porto.Fez vários cursos de direcção com o maestro Robert Houlihan.
Já dirigiu vários grupos, é maestro da Banda de música do Loureiro e professor do Conservatório de música de Coimbra, o que acumula com a direcção da Banda juvenil/Orquestra de sopros.

Sem comentários: