20 julho 2006

NOITES DE VERÃO



1. Um calor sufocante, abrasador, enche o dia todo, entra nas casas, deixa-nos à beira da prostração, torna o ar irrespirável, cansa. Há quem se abandone à sonolência, quem se atreva a partir para férias noutras paragens e há quem, com suor, com nervos de aço, com coragem, retome as tarefas quotidianas, indiferente ao ar que corre, porque tem que ser e "o que tem que ser tem muita força". Há noite, o ar refresca um pouco, apetece sair e gozar o silêncio iluminado, a brisa suave que amaina. As noites de Verão são diferentes. Convidam a sair, ao convívio, às portas e janelas abertas, aos programas que enriquecem os espíritos – cinema, música, festa!... É por isso que não há aldeia ou freguesia que não tenha a sua festa, clube ou associação que não comemore uma qualquer data, trazendo alegria, encontro, divertimento. Ourém – nos seus lugares, um pouco por todo o lado, torna-se diferente em cada Verão. Em cada fim-de-semana são inúmeras as iniciativas e com as férias chegam emigrantes e muitos outros visitantes!
2. Na passada semana tive oportunidade se assistir a três concertos de música, dois da Ourearte – alunos e professores e por iniciativa da AMBO e da sua Orquestra Típica um memorável espectáculo intitulado Memórias que contou com a participação do grupo de Teatro "Apolo"de Peras Ruivas e do grupo de folclore "Lírios do Nabão" de S. Jorge. Vale a pena enaltecer a iniciativa que juntou três grupos reconhecidos, a unidade conseguida, o ritmo com que decorreu todo o espectáculo, a temática proposta que nos levou a outros tempos, antigos costumes e canções de sempre. A noite magnífica, o espaço bem escolhido da praça, a antiga casa dos Magistrados recuperada e iluminada, com as janelas abertas e suas varandas com gente dos tempos da Vila – é algo que tem de ser repetido!
3. Os exames estão aí, os alunos mesmo cansados não se podem distrair e alguma bronca evitável a complicar o que devia decorrer sem sobressaltos de maior atendendo ao stress inevitável. Não se entendem os erros, os resultados tão abaixo do que é espectável para quem fez o ano com boas notas e legitimamente aspira ao sucesso. Para quem defende os exames, exige-se mais competência na elaboração das provas, mais concentração na correcção e sobretudo critérios devidamente esclarecidos, os mesmos que durante o ano servem a avaliação dos alunos.
4. Parabéns ao Notícias de Ourém por mais um aniversário ao serviço da informação. São muitos anos de presença, de história, de páginas que falam do pulsar colectivo, de debate de opiniões. Com altos e baixos, com incompreensões e aliciações mas sempre com vontade de marcar presença e fazer melhor e isso representa muito trabalho. Com renovação, com novos colaboradores e parcerias, o mais antigo jornal da nossa terra está de boa saúde e recomenda-se.
José Fernandes

Sem comentários: