20 julho 2006

PARABÉNS NOTICAS DE OURÉM



73 anos ao serviço da população oureense, é obra, ou melhor … é muita notícia. O Noticias de Ourém comemora esta semana a bela idade de 73 primaveras, ou melhor … 73 verões. PARABÉNS.
A Direcção da Academia de Música Banda de Ourém, não pode deixar passar em branco a comemoração do aniversário do N.O., principalmente porque sempre esteve ao serviço dos oureenses. Embora não possamos testemunhar as primeiras décadas da sua existência, por a nossa idade não nos permitir tal facto, o certo é que os nossos antepassados e os que ainda estão entre nós, sempre passaram essa mensagem – ao serviço da população e do concelho de Ourém. Os mais novos podem continuar a verificar essa máxima, porque o N.O. pugna por uma informação isenta, quer ela seja política, desportiva, cultural, económica, social ou de actualidade.
Tão importante como o seu carácter informativo, é a sua função social. O Noticias de Ourém é pertença dos pobres da freguesia, onde se insere e a eles presta tributo. Não é um jornal qualquer, que tem como fim último, o lucro (embora nestas coisas da imprensa local e regional, poucos são os que dão lucro). Daí a sua ISENÇÃO. Embora, claro está, tenha de garantir a sua subsistência e continuidade em termos económicos.
Nós sabemos o quanto isso é difícil. Deixamos desde já um apelo a todos, particulares, comerciantes, empresários, associações e poder autárquico, que colaborem a todos os níveis, até económico, com o N.O. Ele é dos pobres desta freguesia e de todas as outras, atrevemo-nos a dizer.
Ainda na função social realçamos, as parcerias que o N.O. sempre possibilitou: estamos a falar do "Repórter", com a Escola Profissional de Ourém, dos "Sinais" com a Escola Secundária de Ourém e de suplementos que por vezes edita, como foi o caso do suplemento que noticiou a ida do Coral Infantil de Ourém a Barcelona e dos suplementos alusivos às idas do "Chorus Auris" à Madeira e da Orquestra Típica as Açores. Bem hajam!
Bem hajam por se associarem ao movimento que possibilitou a compra do Lar/Residência do CRIO e por se associarem ao movimento que possibilitou o campo relvado do Atlético Ouriense e bem hajam por ter dado o devido destaque ao Juventude Ouriense pelo seu desempenho e recente subida à I divisão e muitos outros que também foram notícia. È disto que todos nós precisamos. OBRIGADO E PARABÉNS.
Os 75 anos da AMBO
Também a nossa associação - AMBO, Academia de Música Banda de Ourém, se encontra na tenra idade dos 75 anos. Estamos a comemorá-los desde Julho de 2005 e terminamos em Agosto de 2006.
Muitas foram as actividades, grande parte divulgadas pelo N.O. outras nem por isso, mas é mesmo assim - a liberdade de imprensa. Liberdade que alguns não entendem e pretendem fazer prevalecer com grande aparato, as suas iniciativas culturais ou outras, mesmo que tenham apenas meia dúzia de pessoas em termos de público, mesmo que sejam apenas associações de fachada onde os seus dirigentes são remunerados sobre a capa de directores técnicos ou professores.
Nós não fazemos pressões, nem consideramos o N.O pressionável e é bom que entendamos isso. Tem a liberdade de publicar apenas o que entende como verdadeira notícia, e ponto final.
No N.O tal como na AMBO, as direcções trabalham voluntariamente por uma causa, com sacrifícios familiares em termos de tempo e por vezes até económicos, mas vale a pena.
Só assim se chega aos 73 e 75 anos (N.O. e AMBO).
Hélder Santos - Membro da Direcção da Academia de Música Banda de Ourém

Sem comentários: