27 julho 2006

Pegadas dos Dragões nas Pegadas de dinossáurios

"As Pegadas dos Dragões", é o nome do espectáculo de teatro que tem estreia marcada para o dia 15 de Agosto, no Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, localizada na Serra de Aire e Candeeiros, Bairro, Ourém, produzido pelo Fatias de Cá de Tomar (que está a legalizar um centro de produção em Ourém, sob a forma de Associação Cultural), com a parceria do Instituto de Conservação da Natureza, Câmara Municipal de Ourém, Região de Turismo Leiria/Fátima e a colaboração de vários grupos de teatro do Concelho de Ourém e do Natureza Moto Clube.
Na linha de Ursula le Guin, Tolkien ou JK Rowling, "As Pegadas dos Dragões" transporta-nos a uma realidade fantasiosa e fantástica onde os dragões convivem com os homens, a magia é quotidiana e os reis são aconselhados por homens sábios que dizem: "não faças nada por ser correcto ou ser digno de louvor ou ser nobre de fazer; não faças nada por parecer que é bom fazê-lo; faz apenas o que tiveres de fazer e que não possas deixar fazer."A peça tem a duração de 0h45 + jantar + 0h45 (18€ é o preço do bilhete). A estreia do espectáculo está marcada para o dia 15 de Agosto, pelas 18h18. Os espectáculos realizam-se novamente nos dias 18, 19 e 20, 25, 26 e 27 de Agosto .
O Fatias de Cá (criado em Tomar em 1979) tem 6 centros de produção teatral (Tomar, Barquinha, Chamusca, Constância, Coimbra e Lisboa) enquadrados pelo Fatias de Cá - Mãe. Enquanto Companhia de Teatro, desenvolve projectos de âmbito profissional e amador para o que conta com mais de 100 membros (entre permanentes, regulares e pontuais).
A designação "Fatias de Cá" inspira-se no nome de um doce conventual (Fatias de Tomar) cuja receita pode ser considerada uma metáfora do acto teatral: batem-se as gemas de ovos demoradamente até obterem um aspecto cremoso e uniforme e vão a cozer em banho-maria numa panela especial até ficarem com a consistência do pão que se fatia e frita-se em calda de açúcar.
A opção estética do Fatias de Cá assume três vertentes: o património, quer o construído quer o paisagístico, é entendido como um espaço teatral privilegiado tendo em conta o cenário natural que comporta; a partilha com o público de um momento de refeição é assumido como uma forma de sociabilização e de concentração no espaço-tempo convocado pelo espectáculo; o acto teatral é entendido como um momento que emocione e divirta.
O Fatias de Cá usa como lema uma frase atribuída a Galileu: Não resistir a uma ideia nova nem a um vinho velho. não resistir a uma ideia nova nem a um vinho velho

Sem comentários: