A primeira acção do programa INOV EMPRESA arrancou no passado dia 20 de Julho.
Antes mesmo de ter início o primeiro módulo desta acção de formação, os representantes das empresas e os estagiários foram recebidos na Nersant para uma breve apresentação do projecto e algumas palavras de incentivo.
Os 12 formandos seleccionados nesta primeira fase do programa INOV EMPRESA vão agora, e ao longo de três meses, frequentar um curso na área de Gestão Comercial, período após o qual serão devidamente integrados nas empresas acolhedoras.
Os formandos estão já distribuídos por empresas do distrito sendo a Jerolin do Entroncamento, a Madeivilar de Vilar de Prazeres, Higialcanede de Alcanede, a Naxol de Almeirim e a Marouço de Alcanena algumas das participantes.
Anabela Carvalho, representante da empresa Goma Camps de Montalvo, e que vai acolher um dos formandos, referiu que a participação no programa INOV EMPRESA surgiu, simultaneamente, de uma necessidade da empresa e também da vontade de abraçar um projecto deste âmbito. As expectativas são elevadas, quanto ao desempenho do estagiário, podendo haver continuidade na empresa após o término dos 9 meses de estágio. Por seu lado, os futuros estagiários mostraram também uma elevada motivação e muita vontade de trabalhar. Apesar de alguns destes jovens se estarem agora a iniciar na vida profissional, grande parte dos candidatos aceites são desempregados de longa duração que procuram agora uma nova oportunidade de reintegração no mercado de trabalho. É o caso de Luís Silveira, licenciado em Design Industrial e que vai efectuar o seu estágio na Bindopor. Entre o desenvolvimento de projectos e o contacto directo com os clientes, Luís Silveira espera fazer um pouco de tudo de forma a ampliar os seus conhecimentos e adquirir mais valias que lhe permitam pensar numa estadia mais longa na empresa que agora o recebe.
A Nersant está, actualmente, a seleccionar os formandos que irão constituir a segunda turma, cuja formação e competências irá incidir na área da Higiene e Segurança no Trabalho.
O projecto INOV EMPRESA tem como objectivo o apoio à inserção em pequenas e médias empresas, de jovens com idade até aos 35 anos, com qualificações de nível superior em áreas críticas para a inovação e o desenvolvimento empresarial e destina-se a PME com actividade no sectores da indústria, comércio, serviços, construção e turismo, cujo CAE e critérios se enquadrem no projecto INOV EMPRESA.
Numa primeira fase, prestes a iniciar-se com esta primeira turma seleccionada, decorre um conjunto de acções de formação de especialização dirigidas aos quadros a integrar nas empresas, durante cerca de três meses.
Numa segunda fase seguir-se-á, então, a realização do estágio em contexto real de trabalho, com a duração de nove meses e com a orientação de tutores especializados. Co-financiado pelo Fundo Social Europeu, a empresa acolhedora apenas terá que comparticipar 25% da bolsa de estágio (192,95€ x 9 meses).
Os jovens e as empresas que desejem ainda candidatar-se poderão consultar todas as condições e realizar a inscrição em www. nersant.pt ou contactar o Departamento de Formação Profissional através do telefone 249 839 500 ou para o e-mail dfp@nersant.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário