06 julho 2006

SRU em funções

A Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria, instituída pela autarquia com o objectivo de requalificar urbanisticamente a zona entre as avenidas Papa João XXIII e D. José Alves Correia da Silva, iniciou funções no passado sábado.
A intervenção da SRU será nos termos que o Plano de Pormenor em elaboração definir, sendo já certo e público a intenção de tornar exclusivos a peões muitos dos espaços existentes, a criação de amplos parques de estacionamento e a redução do número de faixas da avenida D. José Alves Correia da Silva. O PP irá definir ainda o tipo de ocupação de espaços na área, cabendo depois o licenciamento a esta entidade.
Nas intervenções públicas de David Catarino, Presidente da Câmara, tem sido notório o interesse da autarquia em avançar, no mais breve espaço de tempo possível, com a construção do túnel que desnivelará a avenida na zona da Igreja da Santíssima Trindade.
A SRU poderá, de acordo com os seus estatutos, licenciar e autorizar operações urbanísticas, expropriar, proceder a operações de realojamento, elaborar estudos e projectos, seleccionar investidores, celebrar contratos, acompanhar obras, criar infra-estruturas e implementar procedimentos que visem a redução de prazos tendo em vista a celeridade dos trabalhos.
Com um capital social de um milhão de euros, o Conselho de Administração é composto por Francisco Vieira (presidente), e por Luís Niza e Alexandre Marto, ambos vogais não executivos. A Assembleia-geral será presidida por Eugénio Lucas. Luís Perfeito será o vice-presidente e Orlando Cavaco o secretário. A SRU poderá ainda ocupar-se de outras áreas críticas de intervenção.
Gab.Imp.CMO

Sem comentários: