13 julho 2006

Urqueira com fim de semana gastronómico e cultural



A gastronomia e os trabalhos artesanais foram o chamariz para mais uma edição da IV Festa cultural e gastronómica de Urqueira que se realizou de 7 a 9 de Julho.
Mais de 800 pessoas terão passado pelo parque de merendas da Amieira onde a animação musical e dois ecrans para ver os últimos jogos do Mundial de 2006, trouxeram muitos ao local.
Além dos diversos pratos confeccionados e servidos ali no parque de merendas, esta festa teve uma vertente cultural com a exposição de pintura, bordados e outros trabalhos de artesãos e artistas da terra.
Na noite de sábado, a música ficou a cargo de duas bandas da freguesia: os "B4" e "N&S". No domingo, um passeio de bicicleta juntou participantes que pedalaram até ao Agroal, tendo a tarde sido animada pelo rancho folclórico "Moleiros da Ribeira", do Olival.
Participaram nesta festa, com tasquinhas: A Associação Cultural e Recreativa da Urqueira; a secção de pétanca da Associação Cultural e Recreativa da Urqueira; a Associação de pais da escola e jardim de infância de Urqueira (só com doces); a Associação escola da Amieira; a Associação de pais da escola de Urqueira Norte e Associação Bem Estar de Urqueira.
Na abertura das tasquinhas, na sexta-feira, o presidente da Junta, António Neves expressava o desejo que as pessoas fossem bem recebidas salientando a presença de seis associações da freguesia. Vítor Frazão, por seu turno destacou a preocupação da Junta de Freguesia no campo da cultura e da educação. "A Junta de freguesia da Urqueira esta a dar a ideia de que é importante que reivindiquemos infra-estruturas mas que olhe também pela parte cultural, associativa e desportiva", afirmou.
O vice-presidente referiu-se ainda ao parque infantil, ali existente e inaugurado recentemente.
Por seu turno, a presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões frisou que "o espírito associativo do nosso concelho está de boa saúde". Fez uma referência particular à Associação de Bem Estar porque "está a pensar naquelas pessoas que, pela contingência da vida, vão avançando e se não tiverem apoio são fragilizadas, abandonadas". A associação encontra-se a iniciar um projecto de apoio aos idosos.
"É difícil concretizar o vosso sonho mas a pouco e pouco, paulatinamente, vocês estão a conseguir e vão conseguir de certeza", apontou Deolinda Simões.

Sem comentários: