10 agosto 2006

Fátima: Ligação do sacerdote ao povo perpetuada com monumento




Um monumento ao povo de Fátima que é também o monumento da família foi inaugurado, a 30 de Julho, num momento solene, integrado nas comemorações dos 50 anos de presença do padre Manuel António Henriques, à frente da paróquia de Fátima.
O conjunto escultórico da autoria de Jaime Santos fica enquadrado no espaço do adro da Igreja paroquial de Fátima, em frente à casa paroquial e junto ao busto do rosto do padre Manuel António Henriques, descerrado em 2005, aquando da comemoração das bodas de ouro sacerdotais.
Neste conjunto de quatro estátuas está um homem, uma senhora com uma menina pela mão que, por sua vez tem um ramo de flores na mão e um menino a jogar à bola. Fica completo com uma placa com as palavras do prior escritas: o bom povo de Fátima.
Este monumento foi inaugurado no final da eucaristia da festa Santíssimo Sacramento e do Coração de Jesus, com a presença de populares e dos representantes das comissões das capelas, da paróquia.
Obrigada
"Obrigado ao meu povo que teve a fineza de juntar este busto às estátuas", afirmou o padre Manuel António Henriques, nas palavras que dirigiu aos presentes. Antes o sacerdote Rui Marto tinha expresso, em nome do prior, (o agradecimento às pessoas.
Por seu lado, este padre referiu o contributo generoso das pessoas para este conjunto de quatro estátuas sublinhando a sua certeza que estas (ajudas) "certamente, vão continuar a chegar".
O bispo emérito de Leiria-Fátima quis, também, associar-se a esta homenagem, frisando a sua alegria pela homenagem e assinalando o trabalho desenvolvido por aquele presbítero ao longo de cinco décadas.
Pessoa de consensos
O presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Natálio Reis frisou o trabalho desenvolvido ao longo destes 50 anos à frente da paróquia. "Fátima ganhou muito com o seu trabalho, a sua dinâmica e as suas iniciativas. Um prior preocupado com o povo da sua paróquia e soube-lhes transmitir sempre os valores da igreja. Não se esqueceu de nos transmitir outros" como o desporto, a cultura e os tempos livres. Nesta relação "forte entre a paróquia e o sacerdote", o autarca referiu que, nas iniciativas, era impossível dizer não ao prior. Aliás, para muitos dos fatimenses, seja de Boleiros, Giesteira ou Moita – frisou - «será para muitos, para sempre, o nosso prior».
A imagem de marca deste homem, reforçou, aquele responsável, é que o prior foi «sempre uma pessoa de consensos. Foi por isso que as pessoas sempre estiveram disponíveis para consigo colaborar».
Marco histórico
O presidente da Câmara, David Catarino destacou, por seu lado, a importância do sacerdote enquanto «uma das peças mais importantes» na história de Fátima que comemora os 90 anos das Aparições do Anjo (1916) e de Nossa Senhora (1917).
O denominador comum dos três pilares de Fátima: aldeia de Aljustrel, Fátima e de Cova da Iria é precisamente o paróco, frisou David Catarino. «Um homem estimado por toda a gente, um homem que ajudou a estabelecer esta base da criação de 50 anos. Por isso este povo de Fátima aqui simbolizado (no conjunto escultórico) e nós também, aqui lhe rendemos homenagem".
Ciclo comemorativo
O programa comemorativo dos 50 anos do padre Manuel António Henriques à frente da paróquia termina a 17 de Setembro. Até há ainda vários momentos.
8 a 16 de Setembro: 21h
Novena de oração, cada dia em diferente capela terminando na Capelinha das Aparições.
Fátima(8/09); Boleiros (9/09); Giesteira(10/09); Lombo d’Égua (11/09); Maxieira (12/09):; Moita Redonda (13/09); Montelo (14/09); Ortiga (15/09) e Capelinha das Aparições (16/09 – no horário da Capelinha)
16 de Setembro: 16h – Jogo de futebol com as velhas glórias, no campo de futebol João Paulo II
Conclusão da novena de oração na Capelinha das Aparições
17 de Setembro: 11h
Eucaristia. Sessão solene com as autoridades civis e religiosas, movimentos e associações da paróquia.
Almoço partilhado
Tarde cultural com variedades

Sem comentários: