17 agosto 2006

“Tira a ferrugem” na Gondemaria



Realizou-se na passada terça-feira, dia 15, mais uma edição do "Tira a ferrugem", no âmbito da comemoração do dia do emigrante, na Gondemaria. Este evento caracteriza-se por uma concentração de motorizadas antigas, sendo algumas delas autênticas relíquias.
Daniel Vieira, membro da organização do evento, explica a finalidade desta iniciativa. " Esta prova é já característica do dia do emigrante e tem o objectivo de reunir as motorizadas antigas que as pessoas foram pondo de lado." O circuito teve início por volta das 11h da manhã, com direito a lanche a meio do percurso e almoço servido no pavilhão da União Desportiva da Gondemaria.
Fernando Oliveira, natural da Gondemaria, participa pela segunda vez na concentração do "tira a ferrugem". "Venho essencialmente pelo convívio com as pessoas e também para ajudar o clube que bem precisa" refere o participante. "Este evento destina-se mesmo às motas antigas. É mesmo para tirar a ferrugem, literalmente! A minha é uma casal turbina do ano de 1966 mas só a comprei no ano passado a um tio meu", afirmou Fernando Oliveira.
A festa do emigrante comemora-se anualmente na Gondemaria, no dia 15 de Agosto, há já mais de duas décadas, sendo uma forma de dar as boas-vindas aos seus emigrantes. Armando Roque Vieira está emigrado em França há 37 anos mas não se esquece da sua terra. " Todos os anos venho a Portugal, à minha aldeia." No que diz respeito aos festejos, o emigrante realça a importância de reunir a população da terra. " A festa do emigrante é uma forma de convívio com as outras pessoas que já não vemos há bastante tempo. Iniciativas deste género até deveriam ser mais frequentes." Quanto a participar nos divertimentos à disposição, Armando Roque é mais cauteloso. " Não devo participar em nenhum desporto, prefiro ficar a apreciar!"
Ainda no âmbito das comemorações do dia do emigrante, à tarde realizou-se um torneio de futebol e os já habituais comes e bebes marcaram também presença.
Filipa Ferreira

Sem comentários: