14 setembro 2006

Professores acolhidos...



Segunda-feira foi dia de recepção aos professores, no concelho de Ourém. Como já vem sendo hábito, para além dos discursos oficiais de acolhimento, foram homenageados os professores que passaram à situação de aposentação e houve ainda uma palestra proferida por um professor universitário brasileiro que veio falar sobre a problemática da (in)disciplina escolar.
A presidente da Profourém, Agripina Vieira foi quem primeiro usou da palavra que salientou a importância da recepção que permite não apenas o convívio entre docentes mas também a partilha de experiências que este ano se alargou a uma outra realidade, que é a brasileira.
Agripina Vieira referiu ainda as inquietações com que se inicia o novo ano lectivo, fruto da indefinição provocada pelas novas reformas. A professora não nega a necessidade de reformar o sistema mas defende «o direito de querer conhecer de uma forma mais concreta e séria os caminhos que nos pedem para trilhar».
Em nome dessa clarificação aproveita para dar a conhecer alguma informação. Assim, os centros de formação da Lezíria e Médio Tejo dispõem de uma página web onde pode ser consultada a oferta formativa e alguma legislação. O endereço é: www.centroslmt.org. Por outro lado, informou a directora da Profourém, «o concelho cientifico-pedagógico da formação contínua de professores já deu resposta ao despacho que estabelecia a necessidade de reapreciação das acções de formação já realizadas com vista ao cumprimento da obrigatoriedade de realização de 50% da formação no âmbito da área de formação adequada. Todas as acções que ainda se encontram no prazo de validade, foram objecto de reapreciação da qual resultou uma listagem já publicada, onde constam as acções de formação acreditadas na área de formação adequada, listagem que se encontra afixada no Centro de Formação e da qual constam 18 acções de formação realizadas pela Profourém. A outra informação é a de que este ano o ministério apenas financiará acções nas áreas do programa nacional de ensino do português, das bibliotecas escolares, da formação contínua para o desenvolvimento das novas áreas curriculares e de Tic. Para além disso, os Centros de Formação ficaram a saber no passado dia 6 de Setembro que o prazo de apresentação de candidaturas para 2007, decorria de 1 de Setembro a 1 de Outubro, pelo que ainda não foi possível a responsável oureense prestar informações sobre o plano do próximo ano embora este deva, naturalmente, desenvolver-se dentro das áreas financiadas. Agripina Vieira refere ainda a boa resposta dada pelos professores de Ourém às propostas formativas sem a preocupação exclusiva com os créditos com elas alcançados. Isto porque, refere, «o ano que ainda decorre, em que todos nós vivemos num limbo de congelação, do ponto de vista da formação, foi o que registou um maior número quer de oferta, quer de procura». Isto apesar de, e «contra a maré de pessimismo e conformismo» a Profourém ter apresentado «um programa de formação ambicioso», ao qual os professores de Ourém «responderam bem, mostrando que faziam formação porque sentiam necessidade de aprofundar, discutir e partilhar conhecimentos». Assim, das 9 turmas em 2002, passou-se para 15 e foi necessário pedir autorização para aumentar o número de formandos numa turma.
O coordenador da área educativa do Médio Tejo, Paulo Arsénio usou da palavra para dar as boas vindas e desejar um bom ano de trabalho aos docentes e em nome da Câmara, o seu vice-presidente, Vítor Frazão, deu as boas vindas a todos e informou que as reestruturações impostas pelo ministério estão a ser postas em prática, salientando particularmente as escolas que este ano deixam de funcionar como tal, bem como as melhorias que foi preciso fazer nas que vão acolher os alunos. Frazão reconhece que a escola não é hoje aquilo que foi e é preciso combater as assimetrias e o isolamento, ao mesmo tampo que as apostas educativas passam agora também pelas novas tecnologias da informação e por isso a Câmara, afirma, «aceitou as imposições ministeriais embora acredite que a supensão não signifique o encerramento destes edifícios para os quais, acredita, serão encontradas novas funcionalidades. Defende que a Câmara tem vindo a fazer uma aposta séria na educação, ao adquirir vários terrenos com vista à construção dos novos complexos escolares, alguns já em função, outros em construção e outros ainda em projectos. Aos homenageados Frazão quis dizer das dificuldades actuais de exercer a profissão afirmando, no momento em que terminam a sua carreira na docência, que «valeu a pena o trabalho desenvolvido».
Também a presidente da Assembleia Municipal fez referência às dificuldades da profissão, considerando-a como muito desgastante, sendo, por isso, inaceitável a nova proposta de aposentação dos professores apenas aos 65 anos.



...e homenageados
Como é hábito, a Câmara homenageou os professores que acabaram de passar à situação de aposentados. Foram eles: Cidália Silva, agrup. Conde de Ourém; Fernanda Alves, agrup. de Escolas Freixianda; José Duque, agrup. Conde de Ourém; Manuel Tavares Lopes, agrup. Conde de Ourém; Maria Argentina Oliveira, Ajefátima; Maria de Lourdes Dias, agrup. Acácio de Paiva; Maria Reis, Ajefátima; Maria Lucinda Fonseca, agrup. Oureana; Maria Ofélia Coelho, agrup. Acácio de Paiva; Maria Rosa Costa, Ajefátima; Preciosa Serralheiro, agrup. Conde de Ourém; Vítor Cordeiro, agrup. Oureana; Claudina Jorge, externato S. Domingos; Fernando Graça, agrup. Cón. Dr. Manuel L. Perdigão; Irene Vieira, agrup. Oureana;; Lúcia Leal, Ajefátima e Maria Isabel Clemente, Ajefátima.

Sem comentários: