28 setembro 2006

protocolos assinados a 25 de Setembro: Obras da envolvente à nova igreja apoiadas com 6,9 milhões de euros




O Governo vai apoiar com 6,9 milhões de euros, as obras de acesso à nova igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.
A envolvente ao novo templo implica a construção de um túnel e rebaixamento da avenida D. José Alves Correia da Silva.
São 4,5 milhões de euros da Estradas de Portugal e 2,4 milhões através do PIQTUR (programa de apoio ao turismo). Os apoios foram entregues ao município, durante a entrega de protocolos assinados a 25 de Setembro, em Fátima.
O Santuário de Fátima já assumiu o compromisso de apoiar com 10 milhões de euros, canalizados para o túnel. O restante será da responsabilidade da Câmara Municipal de Ourém. Recorde-se que estas obras estão estimadas em 20 milhões de euros. Já foi admitida uma derrapagem de cerca de cinco milhões de euros.
O reitor manifestou alguma preocupação com a construção do túnel, em particular se este não ficar concluído antes da inauguração da nova igreja. Sem este, para a passagem dos peões, "a igreja não poderá ser utilizada". Luciano Guerra espera que em Maio de 2008 a obra esteja concluída. A 13 de Outubro de 2007, a basílica será inaugurada, assegurou o reitor.
Ainda não há data para a conclusão das obras. "Eu não me atrevo a dar o calendário, na certeza que o túnel é a nossa principal preocupação e objecto de grande prioridade", salientou o presidente da Câmara de Ourém, no final da assinatura dos protocolos, respondendo assim à preocupação do reitor.
A visita dos secretários de estado foi aproveitada para uma visita às obras da nova igreja da Santíssima Trindade e para a apresentação pública da Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria.
Quanto aos atrasos, o autarca lembra que "os mecanismos financeiros demoraram este tempo todo e a SRU está a instalar-se. Vai começar a contactar com os privados com a certeza que a primeira prioridade é a obra do túnel e o desbloqueamento de terrenos , porque estes não são todos do Santuário".
David Catarino espera que "não seja necessário pagar as parcelas dos privados", utilizando para isso o "sistema de pericuação do plano de pormenor" daquela área.
Disponíveis
O secretário de estado adjunto, das obras públicas e comunicações salientou que "estamos disponíveis para acompanhar essa obra e naquilo que sejam os problemas encontrados pelo município na concretização, nós estaremos cá".
Paulo Ramos defende que a agilização a que se compromete é "tratar com carinho os projectos, dentro das regras" Ficou claro que "não se poderá prescindir dos prazos que são fundamentais", referindo-se ao plano de pormenor para a área entre as avenidas Papa João XXIII e D. José Alves Correia da Silva.
"Agora o instrumento importante é: Qual é a estratégia que a Câmara vai fazer para prosseguir as obras; se as vai fazer de uma só vez, concerteza que vamos ter um processo que ainda vai demorar. Se optar por uma estratégia parcelar e avançar com um conjunto de obras, e avançar com o resto das obras à medida que puderem ser concretizadas, por parte da Câmara, teremos um ritmo de construção conforme as necessidades", explicou ainda.
Sensível a Fátima
O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, salientou que este projecto é o resultado da ambição não só das entidades públicas locais, mas também das entidades religiosas e onde o governo não pode ser insensível.
A especificidade de Fátima, salientou o governante, "não pode ser esquecida". E aproveitou para explicar a ausência de Fátima no Plano Estratégico Nacional do Turismo: "Não há desconsideração absolutamente nenhuma referente à temática do turismo religioso". O caso de Fátima é de "uma dimensão muito significativa para o país". "Turismo religioso em Portugal, é em Fátima e, em menor dimensão no distrito de Braga".
À altura
Antes, o presidente da Câmara, David Catarino havia afirmado a sua "tristeza" por não ter visto Fátima ser contemplada no plano de turismo. "Concerteza que o governo encontrará mecanismos para que também aqui o turismo tenha instrumentos de apoio".
Durante a apresentação da Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria, Catarino afirmou estar" convicto que a SRU está à altura deste processo de reabilitação urbana".
Dentro de um mês a Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria deverá apresentar o plano de intervenção estratégico. "O ponto base são as obras da envolvente à nova igreja da Santíssima Trindade, e com estes contratos estão criadas condições financeiras para esta obra". Mas "a reabilitação é muito mais vasta. Haverá outros locais", salientou o autarca.
"É importante que a sociedade de reabilitação urbana seja entendida em Fátima como um parceiro para a negociação do urbanismo". Se isto acontecer "temos melhor urbanismo".

Sem comentários: