26 outubro 2006

Congresso distrital com passagem por Ourém: «Cidadania Activa

Com o "alto patrocínio" do Presidente da República, inicia-se, este fim-de-semana, o Congresso «Cidadania Activa – Um País com Futuro», organizado pela Civilis –Associação para a Cidadania e Desenvolvimento.
Decorrendo entre os meses de Outubro de 2006 e Fevereiro de 2007, no distrito de Santarém, o Congresso vai passar pelos concelhos de Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Ourém, Santarém e Torres Novas, e vai tratar seis temas nucleares, correspondentes ao número de concelhos pelos quais desdobra o seu programa, a saber: Cidadania, Globalização e Autonomia; Cidadania, Direitos e Responsabilidade; Cidadania e Comunidade; Cidadania, Inovação e Desenvolvimento; Cidadania, Família e Escola; Cidadania, Representação Política e Democracia.
A Ourém vai caber debater o 3º tema, Cidadania e Comunidade, nos dias 7, 15 e 16 de Dezembro. Os sub-temas propostos a debate são Cidade e Cidadania, Urbanismo e Qualidade de Vida; Violência, Criminalidade e Segurança; A Cultura como Eixo Estratégico; Cultura e Património e A Mobilização dos Cidadãos - Os Novos Movimentos Sociais.
Na apresentação do programa do Congresso, a Civilis defende que «num país como o nosso é bom que, com os tempos de crise, não concorram, nem a descrença que gera abandono, nem a irresponsabilidade que recusa o risco da intervenção».
E porque «a maior e mais empenhada participação democrática das populações constitui um dos desígnios do projecto político consagrado na Constituição da República Portuguesa». A associação apela a «uma "cidadania activa" que chame a atenção para a necessidade de outro e de mais aprofundado conhecimento enquanto garante de uma verdadeira autonomia pessoal e instrumento indispensável ao exercício do dever cívico de participação».
Assim sendo, «o Congresso de Cidadania propõe-se, como espaço aberto a todos, potenciador de um debate e de uma reflexão plurais tanto nos temas que propõe, como nas abordagens que sugere, como ainda no método que segue na sua organização.
Decorrendo entre os meses de Outubro de 2006 e Fevereiro de 2007, no distrito de Por seu turno, cada um destes seis temas estruturantes desdobrar-se-á em sub-temas que constituirão o tópico das intervenções formais do Congresso.
A abertura do Congresso tem lugar amanhã, dia 28, na Câmara Municipal da Barquinha, 10h00 e conta, à 17h30, com a presença do presidente da República, que preside a uma sessão solene.
Do programa de amanhã, consta ainda, logo após a abertura, de uma primeira aula aberta no Centro Cultural da Barquinha com o seu presidente da Câmara, Miguel Pombeiro.
À tarde, após a sessão solene, tem lugar a conferência: "Cidadania e Poder Local", pelo Secretário de Estado orge Lacão.
A partir das 21h00 realiza-se uma Noite Cultural com recital de poesia por Emanuel de Sousa com uma bailarina em transfiguração plástica, Fados e Teatro.
Para que fique com uma ideia dos nomes (alguns bem sonantes no espectro politco e social nacional, aqui lhe deixamos parte do programa deste ano.



Programa

CM de Vila Nova da Barquinha
17.30 Horas: Sessão Solene de Abertura presidida pelo Presidente da Assembleia da República
Conferência: "Cidadania e Poder Local"
Jorge Lacão (Secr. de Estado)
CM de Santarém
Tema: Cidadania, Globalização e Autonomia
Moderador – Eugénio Anacoreta Correia
Dia 10 Novembro
18.00 h – Do Pensamento Global à Acção Local
Eduardo Cabrita (Secr. de Estado); Luís Braga da Cruz; Manuel Carlos Silva
21.30 h - Globalização, Autonomia e Conhecimento
José Gil; Viriato Soromenho Marques; Rui Alarcão
Dia 11 Novembro
09.30 h – Economia Global e Sindicalismo
Carvalho da Silva; Pais Antunes; Elísio Estanque; João Proença
11.30 h – Exclusão Social e Políticas de Integração
A. Bruto da Costa; Maria Barroso; Fernando Negrão
15.00 h - Globalização e Multiculturalismo
Alexandre Quintanilha; Fernando Cristóvão; Miguel Portas

Sem comentários: