06 outubro 2006

Jovem oureense na Grande Noite do Fado




É uma revelação no fado, a nível nacional. Ana Catarina Mendes é uma jovem fadista que participou na "Grande Noite do Fado do Porto 2006", a 4 de Outubro. Ela foi uma dos cinco concorrentes juvenis desta gala de fado. Aos 15 anos, esta estudante do 10º ano, no curso de económico-social, no Centro de Estudos de Fátima reparte o seu tempo entre o fado, os estudos, uma banda, aulas de canto e muita música.
Foi vencedora do Festival Inter-escolas do concelho de Ourém de 2005 e isso abriu-lhe as portas para cantar no Festival europeu, realizado na Polónia, onde venceu a cantar o fado. Em particular, interpretar Mariza dá-lhe um gosto especial. "Ó gente da minha terra", um tema do CD "Fado em mim", editado em Novembro de 2001; um fado pelo qual se apaixonou, logo ao ouvi-lo, pela primeira vez.
A paixão pelo fado começou cedo, aos 10 anos. Se bem que lá em casa, cedo o fado foi entrando no ouvido e na vida desta jovem.
"No início, comecei por ouvir alguns temas de Dulce Pontes, Mariza". Depois "é que me fui apercebendo que estava a entrar no mundo do fado". É neste mundo que pretende investir, no futuro. Dar o seu melhor é o objectivo em todos os espectáculos e concursos em que participa.
Em palco, a jovem fadista fecha os olhos e diz para si própria: "Ana, estás em tua casa". Ou seja, "mentalizo-me que estou ali para dar o meu melhor". Depois tudo depende do fado que está a interpretar. Se for um fado "triste", ou em que o tema seja saudade, "até dá para chorar", afinal "um conjunto de emoções que não sei traduzir", revela.
Admiradora de fadistas
É admiradora de Mariza, Dulce Pontes, Cátia Guerreiro e com elas se identifica mais. Sem esquecer a grande Amália. No lado masculino assinala Camané como um dos fadistas que ouve.
Além do fado, a música que sempre povoou e povoa o seu dia a dia reparte-se por outros géneros: hip hop, música portuguesa e jazz.
Desde o ano passado que tem aulas de canto, no Conservatório, na área da música lírica. Isto porque "aqui não há aulas de fado ". Apesar de ser diferente, o canto lírico "ajuda na forma de respirar". Actualmente, depois da pré-selecção para esta gala de fadistas amadores, ela teve aulas e ensaios numa escola de fado, em Lisboa, o que obrigou a idas à capital, uma vez por semana. Ali ensaia com guitarras e "é muito diferente".
Ela que sempre tinha cantado com recurso ao CD diz que "é diferente. Estamos ali ao vivo, a cores; é mesmo viver o fado, é diferente. E mesmo as guitarras portuguesas, não tem nada a ver com o CD", completa.
Esta ligação é para continuar. Em futuros festivais, esta escola integrá-la-á como aluna e dar-lhe apoio. Ana Catarina Mendes sabe que "tenho muito para a aprender" quando fala dos outros quatro concorrentes, no seu escalão. Nunca aspira a primeiros prémios, nem cria grandes expectativas. Acima de tudo o amor e gosto pelo fado o que a leva a participar. É certo que sabe da responsabilidade e da pressão que é cantar ao vivo .
E depois desta "Grande noite do fado", "há que continuar e prosseguir, investir nisto", revela. "Se não forem os jovens a investir no fado e em tantas outras coisas", salienta.
Os amigos dizem que o Fado "é para velhos" mas respeitam o seu gosto. Tanto que a acompanharam nesta "Grande noite do fado", na Casa da Música. Ela explica: "Acho que é bom estar a cultivar nos meus colegas este gosto. (O fado) É uma coisa portuguesa, não tem nada a haver com o estrangeiro. E se não formos nós a cultivar esse gosto, quem é que vai ser?", questiona a jovem.
Vocalista de banda
Além do fado, dos estudos, a música ganha outras proporções na sua vida. "Formei uma banda", que conta com elementos como Sérgio Poupado, os três filhos, além de um outro elemento que entrou recentemente. O grupo está a fazer os primeiros concertos, pela região, em algumas festas. Música brasileira, música tradicional portuguesa, "um pouco de tudo" faz parte da banda Pentágno. É também, uma outra experiência, para a jovem.
Conciliar tudo não é tarefa fácil, reconhece. "É preciso organizar por prioridades, senão é bastante difícil". Ensaia um bocadinho, todos os dias, uma hora por dia. Depois "tenho ensaio da banda" e "tenho que estudar". Nos tempos livres, opta por ler e gosta de sair com os amigos, para conviver.

1 comentário:

erg disse...

Já ouvi esta jovem a cantar e tem, sem dúvida, uma voz admirável. Uma promessa.