19 outubro 2006

Monitores de Pedestrianismo fazem curso nas pegadas

Nove dos dez formandos concluíram o Curso de monitores de pedestrianismo que decorreu de 7 a 14 de Outubro, no Monumento Natural das pegadas dos dinossáurios.
Esta formação, juntou dez formandos vindos de diferentes pontos do país: Lisboa, Torres Vedras, Nisa, Barcelos, Arrábida, entre outros.
Cartografia, orientação, interpretação do meio ambiente, caminhos, preservação do meio ambiente são algumas das matérias que os três formadores, técnicos da Federação explicaram aos formandos. Além destes, dois outros oradores convidados apoiaram nesta acção.
O director da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal assinalou a excelência das instalações para a realização deste tipo de formação.
Jorge Rosa Vieira adianta que "privilegiamos áreas com interesse ambiental, turístico e com condições para as diversas matérias do curso e apoios, além da ligação federação/autarquias".
Com esta formação, os nove elementos ficam com licença para "conduzir grupos de visitantes, nos percursos homologados no país". Estes pedestrianistas "estão ligados a clubes que são associadas da federação ou na área de actividades económicas. A intenção da federação conduzir as pessoas em segurança e do próprio ambiente".
José Alho, o coordenador das Pegadas apontou a importância deste curso ter decorrido naquelas instalações, "numa relação de continuidade", com a Federação. Apontou este responsável que foi a Federação de campismo e Montanhismo de Portugal quem elaborou os percursos pedestres existentes no Monumento natural.
Vocacionado para um público escolar, sobretudo, José Alho incentivou os monitores a voltarem com grupos àquele local. "O trabalho de conservação da natureza une-nos", aponta.
Nestes passeios, os guias dão o conhecer as espécies, a história do local e também o respeito a ter pela natureza.
E esta actividade já começa a surgir como actividade económica, "paulatinamente", com o aparecimento de pequenas micro-empresas na região, sublinhou José Alho assinalando que Fátima traz muitos turistas para a região.

Sem comentários: