16 novembro 2006

Monstros na Som da Tinta



Constantino corbain é uma personagem criada pelo imaginário de Sérgio Faria, responsável por uma colectânea de pequenos textos de índole filosófica, reunidos em caderno, a que deu o nome de «apontamentos para monstroário» e que foram apresentados no passado sábado, no Som da Tinta.
Estes «apontamentos» começaram por ser ditos no programa, realizado pela associação "Auren", «ossos do ouvido», na ABC Rádio.
Segundo o seu autor trata-se de «ensaios de reacção e correspondência a um estímulo musical, modo legenda que parasita uma canção ou música».
A sua reprodução escrita acaba por surgir de forma casuística numa altura em que foi sentida necessidade de realizar algum dinheiro para a associação, após a realização do Animeet que trouxe o Japão a Ourém, no Verão passado. Como recorda Ségio Faria, a associação «quis fazer bem» e isso implicou pagar seguros e tudo o mais que era necessário...
Quanto a este caderno, explica que o seu aspecto rústico, com capa em papel pardo e um cordel central, não remete apenas para a literatura de cordel, como pretende dar a ideia daquilo que se fazia antigamente e com poucos recursos. No entanto não deixa de lado a sua preocupação ambientalista, já que as suas páginas são em papel reciclado. A edição foi toda composta por Sérgio Faria, sendo que apenas a capa, com ilustrações de Filipe Saraiva, foi feita e aparada na tipografia Oureense. A única fotografia da obra está na antecontracapa e é de Nuno Abreu. Foram produzidos 200 exemplares, editados pela Som da Tinta, onde são vendidos pela módica quantia de dois euros e meio.

Sem comentários: