14 dezembro 2006

Agência regional de turismo ganha forma

O presidente da Região de turismo Leiria-Fátima, Miguel Sousinha e o presidente da Região de turismo dos Templários pretendem apresentar uma proposta conjunta para a fusão das três regiões (a esta junta-se a do Oeste). O novo desenho das regiões de turismo criará dez agências regionais, no âmbito do PRACE – Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado, tal como o Notícias de Ourém avançou na sua edição de 24 de Novembro.
A estratégia apresentada pelo governo responde a uma "reivindicação antiga e às críticas que fazíamos à aposta quase exclusiva no Litoral", até porque "a nossa aposta passou sempre pelo turismo de natureza e cultural", diz o presidente da região dos Templários.
Jorge Neves defende que esta estratégia "é mais assumida quando nos viramos para os produtos", porque quando se fala em termos de áreas turísticas "não é tanto assim". No que toca à definição do mapa territorial, o presidente da Região dos Templários diz que a proposta apresentada "carece ainda de algumas melhorias em termos de identificação do espaço", sendo que o ideal seria "abrir uma região desde o Litoral Centro até à raia espanhola".
Ainda sem designação oficial, um dos projectos comuns é a criação de um percurso turístico único que inclua o santuário de Fátima, os mosteiros da Batalha e de Alcobaça bem como o convento de Cristo.
Recorde-se que o presidente da região de turismo de Leiria-Fátima, Miguel Sousinha, conforme notícia do NO, já havia manifestado a sua satisfação pela reformulação avançada.
Hoteleiros querem só cinco regiões
A Unihsnor (União das Empresas de Hotelaria, de Restauração e de Turismo de Portugal) enviou à Secretaria de Estado do Turismo uma proposta para a criação de cinco organismos coincidentes territorialmente com as NUT II (Nomenclaturas das Unidades Territoriais).
Esta proposta aparece em alternativa à apresentada pelo grupo de trabalho que apresentou uma proposta de lei de reestruturação destas entidades e o respectivo novo mapa que prevê a criação de 10 regiões em substituição das actualmente existentes. Como consequência, a actual RTO (Região de Turismo do Oeste) desaparecerá ao ser fundida com as regiões dos Templários, Ribatejo e Leiria-Fátima.
Segundo um comunicado, a associação considera ser esta uma divisão clara e racional, com a vantagem de coincidir igualmente com a divisão do território estabelecida para efeitos de promoção externa.
O comunicado refere que "a criação das dez regiões de turismo não representa uma alteração muito significativa ao regime legal actualmente existente e não dá resposta aos principais pontos negativos que até aqui se verificaram". Sobre as atribuições e competências dos novos organismos, a Unihsnor defende que estas são pouco claras e objectivas, manifestando a sua discordância a possibilidade destas entidades poderem vir a assumir competências de fiscalização e nomeadamente nas áreas de higiene e segurança alimentar, funções que competem actualmente à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Sem comentários: